Após o confronto entre América-MG e Vasco, o comentarista de arbitragem do SporTV, Paulo César de Oliveira, analisou as jogadas e afirmou que o árbitro acertou, principalmente, no lance revisado pelo VAR que resultou na expulsão de Iago Maidana, defensor do Coelho.
A expulsão de Maidana ocorreu perto do fim do primeiro tempo. O jogador disputou a bola com Vegetti e acabou acertando o rosto do adversário com o antebraço. O árbitro Ramon Abatti e o assistente Luanderson Lima dos Santos não marcaram a falta. O árbitro de vídeo, Daniel Nobre Bins, sugeriu a revisão. Segundo PC, o lance foi uma conduta violenta.
– A expulsão de Maidana foi totalmente certa. Inquestionável! Conduta violenta. Uso impróprio do braço, movimento completamente separado da disputa pela bola. Em relação ao assistente, nesse tipo de disputa, o procedimento ideal é se afastar da linha lateral para ampliar o campo de visão. Justamente pelo fato de ele não ter visto a cotovelada e marcado como lateral, o VAR sugeriu corretamente a revisão.
Outra jogada gerou reclamação acintosa durante a partida, especialmente do banco do Coelho. Já no segundo tempo, em um cruzamento para a área do América, Pedrinho pulou para disputar a bola e afirmou que sofreu um empurrão por parte de um jogador do Vasco. O lance ocorreu fora da área, portanto, não cabia revisão do árbitro de vídeo. O comentarista de arbitragem afirmou que não foi cometida nenhuma falta.
– Independentemente de o contato ter sido dentro ou fora da área, não houve infração porque não houve carga com impacto suficiente para a queda de Pedrinho.
O América-MG usou as redes sociais para “ironizar” outra jogada. O clube publicou um lance em que Felipe Azevedo mergulha de cabeça na bola e é acertado no rosto pelo pé de um jogador do time carioca. Mais uma vez, Paulo César afirmou que a arbitragem acertou na decisão (não marcar a falta).
– Não houve imprudência nem jogo perigoso por parte de Puma Rodrigues. Ele estava de costas e com a perna em uma altura normal para tocar na bola. O contato foi provocado por Felipe Azevedo, que mergulhou para cabecear a bola. Portanto, não houve pênalti.
🖥️😴 pic.twitter.com/ykhAB2bcGh
— América FC ✊🏿 (@AmericaFC1912) September 26, 2023
🖥️😴 pic.twitter.com/ykhAB2bcGh
Reclamações do América
Ao final do confronto, Marcus Salum, presidente da SAF do América, estava à beira do campo e proferiu insultos contra a equipe de arbitragem.
“Safado, safado! Vai lá vibrar, seu ladrão” (Marcus Salum)
Na entrevista coletiva, Salum manifestou insatisfação e afirmou que houve uma “Operação Salva Vasco”, questionando as decisões da equipe de arbitragem. Além dele, diversos dirigentes xingaram os árbitros ao sair de campo.
Juninho, volante do Coelho, afirmou que há uma tentativa de salvar o Vasco do rebaixamento. O jogador, que é um dos líderes da equipe mineira, questionou as decisões do árbitro, especialmente a expulsão de Maidana que mudou o rumo do jogo, já que o time americano estava melhor na partida quando ainda tinha onze jogadores em campo.
– É muito mais fácil tirar (do rebaixamento) o Vasco do que o América. Isso é o que eles vão fazer. Pode ter certeza. Se tiverem que criar algo ou fazer algo para tirar, vão tirar o Vasco. Todo mundo conhece o futebol brasileiro. Temos que tomar cuidado no jogo e evitar que hajam lances como esse. É isso. O Vasco não cai, porque eles farão de tudo para evitar isso – disse o jogador ao Premiere.
Fonte: ge