A goleada do Santos por 4 a 1 sobre o Vasco, no último domingo, foi marcada por uma grande confusão durante o segundo tempo na Vila Belmiro. O atacante Sebastián Ferreira, do Cruz-Maltino, tentou agredir Soteldo, jogador do Peixe, após o santista ter dado um carrinho com os dois pés no adversário.
Os jogadores das duas equipes se envolveram em uma longa briga que resultou em três expulsões (Lucas Lima, Rodrigo Fernández e Medel) e três cartões amarelos (Sebastián Ferreira, João Paulo e Soteldo). Segundo PC Oliveira, comentarista de arbitragem da Globo, o árbitro Anderson Daronco errou ao não expulsar o jogador do Vasco que tentou agredir Soteldo.
– Se eu estivesse no lugar do Daronco, tentaria agir de forma preventiva. Me aproximaria do jogador, pediria que ele se controlasse. O auxiliar mais próximo poderia tomar uma ação preventiva. Mas, como não houve tempo para isso e ocorreu tudo o que ocorreu, minha decisão seria expulsar Sebastián, pois a reação dele não se justifica pela ação de Soteldo. E eu daria cartão amarelo para Soteldo. Muitos falam do drible de Garrincha, da habilidade. Mas o árbitro avalia se o jogador faz esse tipo de ação em todos os jogos, se faz parte da sua característica, se faz quando o jogo está 0 a 0, no início da partida…
– É uma característica dele jogar assim ou é uma atitude de deboche e falta de respeito com o adversário? Aí entra uma questão ética. Mas a regra do jogo não fala sobre isso explicitamente. A regra do jogo também é baseada na ética e no respeito pelo adversário. A regra não prevê todas as situações. A decisão do árbitro deve ser respeitada – disse PC Oliveira durante o programa Seleção SporTV.
Sobre a vitória do Santos sobre o Vasco, o comentarista de arbitragem também considera que Daronco acertou ao marcar um pênalti de Puma Rodríguez em Marcos Leonardo no primeiro tempo da partida. PC acredita que o lateral-direito do Vasco foi imprudente ao acertar o atacante do Santos.
Outros jogos
O comentarista de arbitragem também analisou outros lances polêmicos da rodada. Ele concordou com o pênalti marcado a favor do Red Bull Bragantino contra o Palmeiras, com o pênalti assinalado para o Flamengo contra o Bahia e com a expulsão de Kanu, do Bahia, na derrota para o Flamengo.
Fonte: ge