Nesta quinta-feira, o time comandado por Ramón Díaz enfrenta o Água Santa em partida única válida pela segunda fase da Copa do Brasil, no estádio São Januário. Quem vencer avança na competição. Além disso, nos dois próximos finais de semana, o Vasco encara o Nova Iguaçu na semifinal do estadual.
Payet está prestes a completar um ano de sua chegada ao Vasco. No entanto, o jogador teve apenas uma oportunidade de atuar em um jogo eliminatório, mas por motivos de saúde não pode participar da vitória sobre o Marcílo Dias, na primeira fase da Copa do Brasil. Sendo assim, o duelo desta quinta representa sua estreia em jogos decisivos pelo clube.
Ao longo de sua carreira, Payet já demonstrou excelentes atuações em jogos eliminatórios, com gols incríveis e cobranças de falta precisas.
O portal ge destacou o desempenho do meia francês, somando 12 gols e 12 assistências em confrontos decisivos, considerando apenas competições oficiais como a Liga Europa, Liga Conferência, Copa da Inglaterra, entre outras disputadas por Payet em clubes como Nantes, Saint-Étienne, Lille, Olympique de Marselha e West Ham, além da Eurocopa de 2016, na qual foi vice-campeão com a seleção francesa.
Destaques na Eurocopa
Durante a Euro 2016, Payet foi peça fundamental na campanha da seleção francesa, contribuindo com gols e assistências nas vitórias sobre Romênia e Albânia na fase de grupos. Em jogos eliminatórios, teve uma atuação decisiva na classificação contra a Islândia nas quartas de final.
Naquele duelo, marcou um belo gol de canhota de fora da área e ainda cobrou a falta que resultou no gol de Giroud, na vitória por 5 a 2. Confira os gols:
Gols de falta: especialidade de Payet
As cobranças de falta são uma das especialidades de Payet. No ano passado, ele marcou um gol decisivo de falta na vitória do Vasco sobre o América Mineiro, em São Januário, um gol fundamental na luta contra o rebaixamento.
Ao longo de sua carreira, o francês já marcou diversos gols de falta, incluindo em jogos eliminatórios. Um dos mais marcantes foi contra o Manchester United, na Copa da Inglaterra 15/16 (confira abaixo). No jogo de volta, o West Ham, time de Payet na época, foi derrotado por 2 a 1 e acabou eliminado.
Em outra fase da mesma competição, Payet brilhou na goleada por 5 a 1 sobre o Blackburn Rovers, com dois gols e uma assistência. Um dos gols foi de falta:
Na temporada seguinte, Payet mais uma vez decidiu com uma cobrança de falta, desta vez pela Copa da Liga Inglesa. Em uma partida contra o Accrington Stanley, entrou no intervalo e marcou o único gol do jogo de falta, garantindo a classificação do West Ham.
Os gols mais marcantes da carreira?
Payet tem em sua trajetória dois gols em confrontos eliminatórios que certamente estão entre os mais bonitos de sua carreira.
Na temporada 17/18, atuando pelo Olympique de Marselha, Payet fez uma excelente campanha na Liga Europa chegando à final, mas sendo derrotado pelo Atlético de Madrid. Em destaque, uma bela atuação contra o RB Leipzig, com um golaço marcado ao driblar um marcador com uma pedalada e finalizar com precisão.
Outro momento marcante foi na Liga Conferência 2021/2022. Em jogo contra o PAOK, Payet marcou um golaço de primeira em cobrança de escanteio, contribuindo para a vitória do Olympique de Marselha.
O time de Payet acabou sendo eliminado nas semifinais da competição pelo Feyenoord.
Fonte: ge