A ausência de Vegetti no jogo contra o Cuiabá, na próxima quinta-feira, deixa um grande vazio na equipe do Vasco. Desde sua chegada ao clube em agosto, o argentino tem sido presença constante em todos os jogos – exceto em sua estreia contra o Grêmio – e foi expulso contra o Goiás, ficando fora da próxima partida.
Além dos oito gols marcados em menos de três meses, Vegetti é caracterizado por sua forte presença na área e tem sido um jogador fundamental. O problema é que o Vasco não possui nenhum outro jogador com características semelhantes, tornando a tarefa de encontrar um substituto para ele uma missão árdua para Ramón Díaz.
Centroavante reserva atravessa má fase
Em teoria, Sebastián Ferreira seria o substituto natural. Como único centroavante disponível para o jogo contra o Cuiabá, o paraguaio surge como opção para quinta-feira. Entretanto, desde sua chegada, ele ainda não correspondeu às expectativas e tem sido pouco aproveitado por Ramón Díaz. Nos últimos cinco jogos, por exemplo, Sebastián jogou apenas cinco minutos, contra o Flamengo.
Embora tenha sido uma indicação de Ramón Díaz, com quem teve sucesso no Libertad em 2020, Sebastián está em baixa com a comissão técnica do Vasco. Além disso, o centroavante atravessa um longo período sem marcar gols, já que não balança as redes há mais de um ano.
Seu último gol foi em 9 de outubro do ano passado, nos Estados Unidos, em um jogo entre o Houston Dynamo e o LA Galaxy, pela MLS. Desde então, ele enfrentou um jejum de 22 jogos, sendo nove deles pelo Vasco.
Em sua defesa, é importante ressaltar que Sebastián jogou poucos minutos em sua posição de origem desde que chegou ao Vasco. Ele atuou como centroavante apenas em sua estreia, contra o Corinthians, e no jogo seguinte, diante do Grêmio. Na ocasião, ele foi substituído por Vegetti, que estreou, marcou um gol e assegurou a vitória para a equipe.
Em seguida, Sebastián atuou como uma espécie de segundo atacante, jogando um pouco mais recuado em relação a Vegetti ou ocupando as laterais do campo, apesar de não ser um jogador veloz. No jogo contra o Cuiabá, na quinta-feira, o paraguaio pode ter novamente a oportunidade de jogar como centroavante.
Payet atuando como falso 9?
Sebastián é, de fato, o único centroavante disponível no elenco para o jogo contra o Cuiabá. Rayan está com a Seleção no Mundial Sub-17, enquanto Figueiredo, que ocasionalmente atua na posição, está nos Jogos Pan-Americanos.
No entanto, Ramón Díaz pode improvisar. Nesse caso, a escalação de Payet como falso 9 surge como uma opção viável. Com o retorno de Paulinho, que cumpriu suspensão contra o Goiás, essa seria uma forma de encaixar o francês no time sem abrir mão da consistência e velocidade no meio de campo.
Payet é um finalizador habilidoso, sabe usar seu corpo no um contra um e pode ser testado como falso 9. Embora o Vasco perca em altura e presença na área, ganharia em qualidade e teria alguém para se comunicar com os demais jogadores.
Nesse mesmo cenário, Alex Teixeira é outro jogador que poderia ser utilizado no ataque. O camisa 7, inclusive, já atuou como falso 9 no Vasco antes da chegada de Ramón Díaz e obteve bons resultados. Nos últimos dois jogos, marcou um gol e deu uma assistência.
Saindo de Goiânia, o Vasco segue para Cuiabá. O técnico terá três dias para recuperar e preparar a equipe para a próxima partida decisiva. A vitória se torna cada vez mais urgente.
Fonte: ge