A polêmica histórica envolvendo Romário e Edmundo é um dos casos mais marcantes do futebol nacional. Dois dos maiores talentos de sua geração, os desentendimentos começaram a surgir nos anos que antecederam o novo milênio.
Tudo teria começado quando o “Baixinho” colocou uma caricatura do “Animal” na porta do banheiro de sua boate. A partir desse momento, a amizade e parceria que existiam dentro de campo, no Vasco, Flamengo e na seleção brasileira, se transformaram em uma verdadeira rivalidade.
Um momento marcante desse embate foi relembrado por Paulo Miranda, ex-jogador do Vasco na mesma época em que os dois craques atuavam no clube, durante participação no Resenha ESPN, disponível no Disney+ às 22h (horário de Brasília) desta sexta-feira (12).
“Eles eram amigos, sempre foram. Infelizmente, questões do futebol, talvez vaidade, os transformaram em inimigos. Até hoje é perceptível, um diz uma coisa, outro diz outra. Mas é curioso que ambos resolviam dentro de campo. Na final do Mundial de Clubes, os dois brilharam. Dentro do vestiário, eram referências. Em uma partida no Parque Antarctica, naquela época Edmundo era o capitão, com o treinador sendo o (Antônio) Lopes”, começou ele, se equivocando, já que o técnico vascaíno nesse momento era o interino Alcir Portela, que assumiu após a saída de Lopes e antes da chegada de Abel Braga.
A respeito de um episódio específico envolvendo a faixa de capitão, Edmundo se irritou e acusou Romário de querer “comandar o Vasco”. Poucos meses após esse ocorrido, Edmundo deixou o clube e foi emprestado ao Santos.
O jogador continuou: “Ao chegarmos no vestiário, vimos a braçadeira de capitão, pertencente a Edmundo, na cadeira de Romário. Foi inevitável as brincadeiras e a previsão do que aconteceria. Edmundo foi cumprimentar a equipe do Palmeiras, ao retornar e perceber a situação, retirou sua camisa, olhou para Antônio Lopes e disparou: ‘Seu cabeçudo’. E saiu do vestiário. Ele não entrou em campo naquela partida, mas a experiência e liderança de outros jogadores foram fundamentais para a vitória por 2 a 1. Gol de Romário,” finalizou, arrancando risos de todos no programa.
Entretanto, Paulo Miranda se confundiu em um ponto. Romário realmente marcou um gol na partida mencionada, porém, o placar final foi de 2 a 1 para o Palmeiras no Torneio Rio-São Paulo daquele ano.
Fonte: ESPN Brasil