Se Payet não estreasse contra o Bahia, o jogo do Vasco seria lembrado pela atuação marcante de Paulinho. O jogador foi o grande destaque da equipe, realizando belas arrancadas, incluindo dribles nos adversários, que só conseguiram pará-lo com faltas.
As atuações convincentes consolidaram Paulinho como um dos pilares do Vasco sob o comando de Ramon Díaz. O protagonismo está presente desde o jogo contra o Grêmio, o primeiro como titular. Na ocasião, o meio-campista fez uma jogada que deixou Gabriel Pec em ótima posição para cruzar para Vegetti marcar o gol da vitória.
Na derrota para o Palmeiras, mais um jogo memorável de Paulinho, que poderia ter sido o herói do Vasco, caso a arbitragem não anulasse um golaço marcado pelo jogador. Além de ser essencial no ataque, com nove passes decisivos e duas grandes oportunidades criadas, o meio-campista também tem sido fundamental na defesa.
De acordo com o site de estatísticas Sofascore, Paulinho é o líder em duelos ganhos pelo chão (45) no Campeonato Brasileiro, desde sua estreia na competição. Em seis jogos (cinco como titular), o meio-campista recuperou a bola 41 vezes (6,8 por partida).
Estatísticas de Paulinho pelo Vasco
- 6 jogos (5 como titular)
- 9 passes decisivos
- 2 grandes oportunidades criadas
- 84% de precisão nos passes
- 9 dribles bem-sucedidos
- 41 bolas recuperadas
- 27 faltas sofridas (líder no Brasileirão desde sua estreia)
- 45 duelos ganhos pelo chão (líder no Brasileirão desde sua estreia)
Desconfiança superada
Ao chegar no Vasco, Paulinho teve que superar a desconfiança da torcida. O jogador era um desconhecido para a maioria e ainda custou aos cofres do clube 1,2 milhão de euros (R$ 6,5 milhões). Em sua estreia contra o Corinthians, cometeu um pênalti infantil ao tocar a bola com a mão ao tentar cortar um cruzamento de carrinho.
O passado no Fluminense, clube que o lançou, poderia ter sido um obstáculo, mas na apresentação no Vasco, Paulinho fez questão de enfatizar suas raízes vascaínas e contou com a presença da família para confirmar isso.
“Quando surgiu a oportunidade, foi uma alegria imensa. É o Gigante da Colina. Estou feliz por estar no Vasco, um dos grandes clubes do Brasil e estou realizando um sonho da minha família, do meu pai, que é vascaíno, assim como eu”, revelou Paulinho em sua primeira entrevista como jogador do Vasco.
No próximo dia 16, Paulinho enfrentará o Fluminense, mas estará vestindo as cores do Vasco, clube de seu coração e que está lhe dando a chance de se tornar conhecido no futebol brasileiro. O meio-campista foi transferido pelo Tricolor ao Sporting, de Portugal, sem ter uma sequência no time profissional. Em seguida, passou por Boavista (POR), Al-Shabab e Al-Fayha, ambos da Arábia Saudita, antes de chegar ao Cruz-Maltino.
Fonte: Lance!