Para isso, na segunda metade do mês, o Vasco poderá contar com um reforço muito aguardado desde fevereiro. Paulinho está na fase final de recuperação da lesão que o afastou quase toda a temporada e pode entrar em campo ainda neste mês.
A vitória sobre o Bahia colocou o Vasco na disputa firme por uma chance na Pré-Libertadores de 2025. Com esse resultado, a diferença em relação ao time baiano, que atualmente é o sétimo colocado, caiu para apenas três pontos.
As classificações do Atlético-MG e do Botafogo para a final da Libertadores, assim como a vaga do Cruzeiro na final da Sul-Americana, abriram novas possibilidades na tabela para o Vasco. Um G-7 praticamente se tornou uma realidade, mas o Brasileirão pode até ter um G-9, dependendo dos campeões da Copa do Brasil, da Libertadores e da Sul-Americana estarem entre os oito primeiros.
Para se consolidar entre os primeiros da tabela, o Vasco terá uma série de partidas decisivas no Brasileirão em novembro. A equipe de Rafael Paiva enfrentará três dos cinco melhores times do campeonato em sequência: Botafogo (1º), Fortaleza (3º) e Internacional (5º).
Jogos do Vasco em novembro:
- Botafogo x Vasco – terça, 05/11, às 21h30 no Nilton Santos
- Fortaleza x Vasco – sábado, 09/11, às 19h no Castelão
- Vasco x Internacional – data a confirmar, em São Januário
- Corinthians x Vasco – data a confirmar, na Neo Química Arena
Além disso, há a possibilidade de que a partida entre Vasco e Atlético-GO, válida pela 36ª rodada do Brasileirão, ocorra no final de novembro.
Historicamente, a média de pontos para a oitava posição é de 54,6. Portanto, o clube precisaria que aumentasse o número de vagas, que pode ocorrer caso os campeões da Copa do Brasil e da Libertadores estejam entre os seis primeiros do Brasileirão. Para alcançar essa meta, a equipe de Rafael Paiva precisaria somar 12 dos 21 pontos restantes, um desempenho de 57%.
A volta de Paulinho
Paulinho está próximo de voltar após se recuperar da lesão que sofreu no final de janeiro. O volante rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito e não participou da Copa do Brasil e do Brasileirão em 2024. Um dos grandes destaques da última temporada, o meio-campista é aguardado com muita ansiedade pelos torcedores.
Pode-se afirmar que a espera está prestes a acabar. Paulinho deve ser liberado para atuar após o duelo contra o Fortaleza, no dia 9 de novembro. A decisão se ele será escalado ou não na partida seguinte dependerá da confiança do jogador e da comissão técnica em suas condições.
Assim como aconteceu com Jair, o Vasco adotou um tratamento semelhante com Paulinho. Mesmo com a liberação do departamento médico, o atleta só entrou em campo quando tanto ele quanto a comissão técnica estavam completamente seguros sobre sua condição física e mental. A última etapa da recuperação envolve a confiança do jogador nos treinos, ajustando-se a um ritmo mais próximo ao das partidas, após um longo período fora de ação.
A expectativa é que Paulinho retorne gradativamente na segunda quinzena de novembro, ganhando minutos de acordo com o planejamento da comissão técnica, assim como foi com Jair, que jogou mais de 20 minutos contra o Cuiabá e participou dos acréscimos na partida contra o Bahia.
Jair e Paulinho em treino no Vasco — Foto: Leandro Amorim/Vasco
Fonte: ge