O congressista Tarcísio Motta, filiado ao PSOL, e também aficionado pelo Vasco da Gama, decidiu estabelecer uma petição virtual com o intuito de permitir que o Gigante da Colina possa sediar jogos em São Januário com o comparecimento dos seus torcedores.
Através da rede social Twitter, Tarcísio expôs sua indignação com a presente situação do clube, que foi proibido de jogar na Colina Histórica com público depois de um incidente de vandalismo ocorrido na derrota de 1×0 para o Goiás, em 22 de junho, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Nesse momento, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva determinou uma suspensão de quatro partidas para a torcida, que já foram cumpridas, no entanto, o Poder Judiciário interveio e suspendeu a presença de espectadores em São Januário por tempo indefinido, alegando, em resumo, que a região ao redor do estádio, onde a comunidade Barreira do Vasco está localizada, é considerada “perigosa”.
– É necessário ressaltar que a manutenção do fechamento de São Januário não tem qualquer relação com a questão da violência e representa atualmente uma medida injusta, arbitrária e que, ao mencionar questões sobre os arredores do estádio, possui como motivação o racismo e a criminalização da pobreza – criticou Tarcísio.
O parlamentar, eleito em 2022, afirmou que pedirá para se juntar ao processo que solicita a reabertura de São Januário e que pressionará o Governo do Rio de Janeiro para apresentar um plano de combate à violência nos estádios.
De forma paralela, ele mencionou também a petição, intitulada “Libera São Januário”. No formulário, é necessário preencher o nome, sobrenome, e-mail e telefone.
– Estou ciente de que minha voz não está sozinha e convido todos, vascaínos ou não, a participarem dessa petição, a ser enviada ao Judiciário e ao Ministério Público, reconhecendo a importância histórica e cultural de São Januário para o Rio de Janeiro e exigindo a reabertura do estádio – concluiu.
Vasco x Atlético-MG
O Vasco retorna ao campo neste domingo (20), para enfrentar o Atlético-MG. O confronto, válido pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, está agendado para as 11h (horário de Brasília), no Maracanã. Será o primeiro jogo como anfitrião com a presença de torcedores após o término da punição imposta pela Justiça Desportiva.
Escreva seu comentário