Ganhador do processo de licitação do Maracanã, o Consórcio composto por Flamengo e Fluminense está insatisfeito e busca desqualificar o concorrente, o Maracanã Para Todos, do Vasco em parceria com a WTorre.
O que ocorreu
A dupla Fla-Flu apresentou uma contestação à comissão do Governo do Rio responsável pelo processo licitatório, solicitando a anulação da proposta financeira do Vasco/WTorre.
Flamengo e Fluminense afirmaram que o consórcio do Vasco “não demonstrou o cuidado adequado e, possivelmente, o interesse necessário ao se preparar para a licitação”.
O argumento da dupla é que o concorrente incorreu em “omissões relevantes na proposta financeira” e, por isso, deveria ser desclassificado.
Vasco e WTorre têm o direito de se defender das alegações feitas por Fla e Flu perante o governo dentro do prazo estipulado.
O consórcio Flamengo e Fluminense obteve a melhor pontuação tanto na proposta técnica quanto na financeira, oferecendo ao governo estadual R$ 20,06 milhões como contrapartida ao longo dos 20 anos de concessão. O Vasco ofertou cerca de R$ 60 mil a menos.
Argumentos de Fla e Flu
De acordo com o consórcio Flamengo e Fluminense, Vasco e WTorre não detalharam adequadamente o plano de negócios para o Maracanã.
A parceria também alega que o concorrente não incluiu uma análise de sensibilidade financeira, instrumento que possibilita avaliar os riscos decorrentes de variações nos principais pressupostos econômicos do projeto.
Flamengo e Fluminense afirmam que o Vasco calculou de forma inadequada a contraprestação na simulação do balanço financeiro do Maracanã. Além disso, no recurso apresentado, os dois clubes mencionam outros aspectos técnicos contábeis para argumentar que o concorrente errou.
“Ao contabilizar a contraprestação a ser paga como despesa, o consórcio Maracanã Para Todos diminuiu injustificadamente sua base tributária, ocasionando o pagamento de impostos menor do que o devido”, alegam Flamengo e Fluminense.
Os clubes também criticaram a ausência na proposta do Vasco de uma projeção de receita ordinária e de detalhamento dos investimentos no orçamento.
O prazo para contestações deve ser respeitado antes que o governo do Rio finalize o processo licitatório e, uma vez confirmada a vitória de Fla e Flu, substitua a atual permissão de uso do Maracanã por um contrato de concessão válido pelos próximos 20 anos.
Vasco e Flamengo se enfrentarão no Maracanã neste domingo (2), em partida válida pelo Brasileirão.
Fonte: UOL Esporte