A derrota avassaladora do Vasco para o Criciúma teve repercussões imediatas no clube. Logo após o revés por 4 a 0, neste sábado, em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro, a diretoria vascaína anunciou a saída do técnico Ramón Díaz. Não ficou claro se houve um pedido de demissão ou se foi uma decisão da própria agremiação, o que causou uma disputa de versões entre as partes. No entanto, de acordo com investigações da Trivela, a decisão teria partido do próprio treinador argentino imediatamente após a derrota.
Além de Ramón Díaz, o assistente técnico, seu filho Emiliano Díaz, e a equipe técnica também deixam o clube. Apesar da expectativa por um posicionamento do CEO Lúcio Barbosa em São Januário, o clube optou por manter silêncio neste momento.
Ramón Díaz foi dispensado ou solicitou desligamento?
Segundo apurações da Trivela, Ramón Díaz anunciou sua saída do clube logo após o término da partida deste sábado. Ao chegar no vestiário, ele convocou a equipe técnica, os jogadores e o gerente de futebol Clauber Rocha para notificar a sua saída. O CEO da SAF, Lúcio Barbosa, não estava presente. Após o pedido de demissão de Ramón Díaz, o clube anunciou prontamente a saída do técnico e Emiliano Díaz no Twitter.
No entanto, durante um pronunciamento na sala de imprensa de São Januário, Ramón e Emiliano Díaz alegaram terem sido demitidos via Twitter. Ambos não aceitaram perguntas dos jornalistas.
– Quero agradecer a todos do Vasco. Fizemos história no primeiro torneio que disputamos aqui. Momento difícil, não esperávamos terminar dessa forma. Sempre haverá um vascaíno aqui, é um clube gigante. Não gostei da maneira como acabou. Acredito que merecíamos outro tipo de respeito. Não ser demitido por Twitter, pois contribuímos muito para o Vasco. O futebol é assim – afirmou Emiliano Díaz.
– Agradeço a todos os torcedores do Vasco. Não esperávamos ser demitidos pelo Twitter. Merecíamos algo diferente. Conversei com os jogadores, tenho que agradecer pelo carinho que recebemos. Certamente, nos reencontraremos em algum momento. Apenas tenho que agradecer pelo carinho que recebemos no Brasil – complementou Ramón Díaz.
Nessa disputa de narrativas sobre a saída de Ramón Díaz e Emiliano Díaz, há também uma discussão sobre a rescisão contratual. A dupla da equipe técnica pode pleitear o pagamento da multa alegando demissão, enquanto o Vasco argumenta que ambos se demitiram.
Como foi a passagem de Ramón Díaz pelo Vasco
Ramón Díaz estava no Vasco desde julho de 2023. Ele chegou ao clube no final do primeiro turno do Campeonato Brasileiro e foi fundamental para evitar o rebaixamento do time para a Série B. Nesta temporada atual, entretanto, o treinador vinha enfrentando dificuldades para conduzir o trabalho na equipe. Além disso, se incomodou com questões internas, como a falta de contratações e os problemas no processo de reforços da SAF, companhia comandada pela 777 Partners.
Ao todo, Ramón Díaz dirigiu o Vasco em 41 partidas, obtendo 15 vitórias, 11 empates e 13 derrotas, resultando em um aproveitamento de 50%. Durante esse período, no início de 2024, o Cruz-Maltino teve dois jogos comandados por William Batista, então técnico do sub-20, enquanto Ramón Díaz estava com a equipe principal na pré-temporada, no Uruguai.
Quem assume o comando do Vasco no lugar de Ramón Díaz?
Ao anunciar a saída de Ramón Díaz, o Vasco confirmou que Rafael Paiva, treinador do sub-20, assumirá interinamente o time. Na próxima quarta-feira (1), o Vasco já enfrentará o Fortaleza, no Castelão, pelo primeiro jogo da terceira fase da Copa do Brasil.
Fonte: Trivela