O Palmeiras teve um jogo difícil, mas comemorou seu aniversário de 109 anos com uma vitória. Jogando no Allianz Parque, o time paulista derrotou o Vasco por 1 a 0 neste domingo, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Raphael Veiga marcou um belo gol de falta para decidir o confronto.
Com o resultado, o Verdão continua perseguindo o Botafogo. O time está na segunda posição, com 40 pontos, 11 atrás do Fogão, que venceu o Bahia nesta tarde. Enquanto isso, o Cruzmaltino está em 18º lugar, com 16 pontos. O primeiro time fora da zona de rebaixamento é o Bahia, com 21 pontos.
Aliás, o jogo desta noite marcou a estreia do novo terceiro uniforme do Alviverde. A camisa, verde-limão, é uma homenagem à Terceira Academia, formada pelo elenco do técnico Abel Ferreira.
O Palmeiras agora volta sua atenção para a Libertadores. O time enfrenta o Deportivo Pereira, da Colômbia, na próxima quarta-feira, às 21h30 (horário de Brasília), pelo jogo de volta das quartas de final. No primeiro jogo, os paulistas venceram por 4 a 0.
O próximo desafio pelo Brasileirão será no domingo, contra o Corinthians, às 16 horas, na Neo Química Arena, pela 22ª rodada. No mesmo dia, mas às 18h30, o Vasco visita o Bahia.
O jogo
Apoiado por sua torcida, o Palmeiras começou o primeiro tempo pressionando. Aos três minutos, Rony dominou na entrada da área, driblou a marcação e finalizou com categoria, exigindo uma difícil defesa de Léo Jardim. Nos minutos seguintes, os mandantes continuaram rondando a área adversária, mas encontraram dificuldades para criar espaços e levar perigo.
Aproveitando essa situação, o Vasco tentou se lançar ao ataque também. Aos 15 minutos, os visitantes até chegaram a abrir o placar, mas o gol foi anulado pelo VAR, que flagrou impedimento de Vegetti. O atacante estava em posição irregular ao receber um cruzamento na área e tentar cabecear por cima de Weverton. A zaga afastou a bola e, no rebote, Paulinho marcou.
Esse lance assustou o Verdão, que acabou perdendo um pouco de seu ímpeto e só voltou a atacar 10 minutos depois. Veiga avançou pela esquerda e cruzou para Artur, que driblou a marcação e deixou para Richard Rios finalizar. O volante chutou de primeira e obrigou Léo Jardim a fazer uma bela defesa.
A partir desse momento, o jogo ficou mais morno no Allianz Parque. A melhor chance aconteceu aos 47 minutos, quando Richard Rios aproveitou um escanteio cobrado por Veiga e cabeceou para fora.
2º tempo
No início do segundo tempo, o Palmeiras tentou retomar sua pressão. Com apenas um minuto, Raphael Veiga dominou na intermediária e chutou forte para a defesa de Léo Jardim. Em seguida, Artur fez um ótimo cruzamento para Rony, que apareceu sozinho na área, mas cabeceou fraco e facilitou a vida do goleiro.
Aos 19 minutos, no entanto, nada impediu o gol do Alviverde. Breno Lopes avançou pela esquerda e foi derrubado próximo à grande área. Raphael Veiga cobrou a falta de maneira brilhante e abriu o placar com um belo gol. Logo depois, Breno Lopes teve uma boa oportunidade de ampliar, mas chutou muito alto e isolou a bola.
A partir daí, o jogo ficou mais aberto. O Vasco tentou pressionar no ataque, mas teve dificuldades para encontrar espaços na defesa palmeirense. Os mandantes, por sua vez, buscavam explorar os contra-ataques. O time teve algumas boas chances, mas errou nos passes.
Nos minutos finais, os cariocas até tentaram exercer uma pressão. No entanto, nada foi suficiente para alterar o placar e impedir a vitória do Palmeiras no Allianz Parque.
Ficha técnica
Palmeiras x Vasco
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 27 de agosto de 2023, segunda-feira
Horário: 18h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Leone Carvalho Rocha (GO)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (Fifa-MG)
Cartões amarelos: Richard Rios, Luan (Palmeiras); Medel, Zé Gabriel (Vasco)
GOL: Raphael Veiga, aos 19 do 2º tempo (Palmeiras)
Palmeiras: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Richard Ríos (Fabinho), Gabriel Menino (Luan) e Raphael Veiga; Artur (Marcos Rocha), Dudu (Breno Lopes) e Rony (López)
Técnico: Abel Ferreira
Vasco: Léo Jardim, Maicon, Medel, Robson (Puma Rodriguez) e Lucas Piton; Zé Gabriel, Paulinho e Praxedes (Sebastian Ferreira); Serginho (Orellano), Vegetti e Gabriel Pec (Alex Teixeira)
Técnico: Ramón Díaz
Fonte: R7