Afiliados do Vasco contrários à atual gestão apresentaram, na tarde de hoje, na secretaria de São Januário, um requerimento para a anulação de 233 nomes da lista de associados aptos a votar na eleição do clube.
Os potenciais candidatos Leonardo Rodrigues e Pedro Strozenberg argumentam que há inconsistências e irregularidades na lista divulgada na semana passada, incluindo quase 100 nomes de pessoas que já faleceram.
Vale ressaltar que o prazo para solicitações de anulação termina hoje, como foi afirmado na semana passada. A partir de amanhã, a Junta de Recursos se reunirá para analisar os casos.
– Apesar das dificuldades impostas pela diretoria e pelo Presidente da Assembleia Geral, conseguimos até agora encontrar várias inconsistências e irregularidades na lista de associados. Hoje, apresentamos uma anulação de 233 nomes, dos quais aproximadamente 96 são de pessoas já falecidas. A base de dados apresentada é confusa e contraditória. Eles prometeram transparência e precisão, mas nos entregaram a lista mais obscura e problemática da história. Talvez seja por isso que o Presidente da Assembleia tenha agido rapidamente para convocar a junta depois de ter uma ordem judicial contra ele. Continuaremos trabalhando em busca de uma eleição justa, transparente e legítima. Essa é a nossa promessa e não pouparemos esforços – disse Leonardo Rodrigues.
Os pré-candidatos Pedro Strozenberg compartilharam da mesma opinião.
– A lista traz dados que chamam muito a atenção e preocupam, como pessoas que já faleceram e associados sem respaldo financeiro. O Vasco precisa de um processo eleitoral que restaure a confiança e a legitimidade do torcedor vascaíno, mas essa lista ainda suscita muitas dúvidas. Pelo Vasco forte e transparente – enfatizou Strozenberg.
O presidente da Assembleia Geral, Otto Carvalho, reagiu com surpresa, pois foi amplamente divulgado, com três e-mails para todos os associados, que as objeções seriam aceitas até hoje e a lista definitiva só seria divulgada após a análise da Junta de Recursos e das solicitações de anulação.
– As objeções de anulação serão aceitas até as 18h de hoje na secretaria de São Januário e até as 23h59 por e-mail. Já convoquei o Conselho Fiscal para se reunir amanhã. Iremos nos reunir e analisar todos os casos. A lista definitiva de associados só será conhecida após a análise da Junta de Recursos – disse Otto Carvalho.
Além da oposição, o grupo Confraria, que apoiou Jorge Salgado na última eleição, apresentou uma lista com solicitação de anulação de 25 nomes. Muitos acreditam que a confusão ocorreu devido à transferência da base de associados da SAF para o clube associativo, uma vez que a SAF não manteve os associados do clube associativo na mesma base do plano de sócio torcedores, sendo necessária a migração para uma nova plataforma.
Na semana passada, o Vasco divulgou que 5.839 associados estarão aptos a participar da eleição e abriu um prazo de uma semana para solicitações de anulação.
Para analisar essas solicitações, há uma Junta de Recursos composta pelo presidente da Assembleia Geral, Otto Carvalho, e membros do Conselho Fiscal, que se reunirão para avaliar as solicitações de anulação.
A data da eleição ainda não foi definida, mas o estatuto do clube prevê que ocorra na primeira quinzena de novembro. Atualmente, há uma tendência para que a votação aconteça nos dias 11 ou 12 de novembro. A preferência é que seja realizada em um fim de semana que não coincida com uma partida do Vasco.
Fonte: ge