O Vasco contrata um atacante argentino, sem histórico de convocação ou presença marcante nos maiores clubes do país, mas com olfato de goleador. Essa frase poderia perfeitamente ser uma citação a Germán Cano, porém o personagem em questão é Pablo Vegetti. Herói ao marcar o gol da vitória sobre o Grêmio no último fim de semana, o centroavante se inspira no artilheiro do Flu para obter sucesso no Brasil.
O que ocorreu
Cano atuou em Colón, Lanús e Chacarita Jrs na Argentina antes de seguir para o futebol colombiano, passar pelo paraguaio e pelo mexicano, até chegar ao Vasco já com fama de goleador.
Mesmo sem ter brilhado em seu país, pelo qual nunca jogou na seleção, o atacante que hoje defende o Fluminense não decepcionou. Foram 24 gols em 2020 e mais 19 em 2021 pelo Cruzmaltino.
A trajetória pode ser comparada à de Vegetti. Antes do Vasco, ele só havia atuado no Rangers, do Chile, fora da Argentina, e passou por clubes sem grande destaque em seu país.
Foram passagens por Villa San Carlos, Colón, Gimnasia, Boca Unidos, Instituto e Belgrano, pelo qual foi artilheiro do Campeonato Argentino com 13 gols.
Outro ponto em comum entre eles é a chegada em terras brasileiras em idade avançada. Cano chegou ao Brasil com 32 anos. Vegetti tem 34.
O gol de Vegetti, na estreia, contra o Grêmio, garantiu a vitória do Vasco e encerrou uma sequência de quatro derrotas consecutivas.
“Cano é um goleador impressionante, que se destacou muito aqui no Vasco, mas agora está no Fluminense. Vou tentar seguir seus passos da melhor maneira possível e proporcionar muitas alegrias aos torcedores vascaínos”.
Pablo Vegetti
A história se repetirá? Jornalistas respondem
– Ele é muito valorizado no futebol argentino, teve um desempenho muito bom no último campeonato, estava entre os principais centroavantes da Liga. É muito querido e valorizado no país, pois é considerado um guerreiro da vida, sempre lutou desde baixo. Em sua carreira, sempre jogou em equipes pequenas, nunca teve a oportunidade de se transferir para um grande clube. Somente jogou entre 2013 e 2014 fora do país, nunca foi capaz de dar um salto. Esta é a etapa mais importante de sua carreira, em uma das maiores Ligas do mundo, em um grande clube como o Vasco. É um jogador muito completo, conhece perfeitamente a área – Carlos Torres, da Rádio Mitre, da Argentina.
– Eu acredito que sim, ele pode repetir as conquistas de Cano, ou seja, marcar muitos gols, ser artilheiro aqui também. Porém, é importante entender que são jogadores diferentes. Cano é muito mais ágil, tem muito mais velocidade, trabalha melhor com os pés. Vegetti é um jogador de área, referência, gosta do jogo aéreo. Vegetti veio de uma grande temporada apenas, a última. Não possui tantos números positivos quanto Cano já tinha quando chegou ao Brasil – Lucho Silveira, comentarista dos canais ESPN.
– É difícil fazer comparações no futebol, principalmente porque Vegetti chegou ao Brasil muito recentemente. Não sei se será um novo Germán Cano, acredito que será Pablo Vegetti, artilheiro do futebol argentino. Antes de sua estreia com a camisa do Vasco, pensávamos que ele precisaria se adaptar a um futebol diferente. No entanto, jogou como no Belgrano: bem posicionado, eficiente e com sede de vitória. Comparando, Cano e Vegetti têm coisas semelhantes, como posicionamento e eficiência. Se seus companheiros confiarem nele e o ajudarem, ele fará muitos gols. É um jogador faminto por vitórias, que busca seu sonho – Daniel Barcelo, da Rádio Sucesos de Córdoba.
Fonte: Uol