Cuiabá e Cruzeiro concluíram a rodada 26 do Brasileirão com um empate em 0 a 0. Com esse resultado, as duas equipes permanecem no Z-4 da classificação do segundo turno. Na classificação geral do campeonato, o Cuiabá está em 11º lugar, com 33 pontos, e o Cruzeiro em 13º, com 31 pontos.
De acordo com as projeções realizadas pelo economista Bruno Imaizumi com base nos dados do Espião Estatístico, a equipe que alcançar 42 pontos tem 99,9% de chances de se manter na Série A no próximo ano.
Chances de permanência na Série A
O resultado alterou as perspectivas das equipes que estão na luta direta para se manterem na Série A no próximo ano. Atualmente, Vasco, Goiás, América-MG e Coritiba são os times mais ameaçados de serem rebaixados para a Série B.
O Bahia, primeira equipe fora do Z-4 da classificação geral, tem 68% de chances de permanecer na Série A. O Vasco possui 56% de chances, o Goiás 47%, o América-MG tem 5% de probabilidade de permanecer na Série A, e o Coritiba, 4%.
Abaixo, você pode conferir as chances de cada equipe de permanecer na Série A.
Classificação do segundo turno
O Fortaleza lidera a classificação do segundo turno, seguido por Bragantino, Atlético-MG, Santos e Flamengo. Com a goleada do Bahia sobre o Goiás por 6 a 4, o Bahia se tornou o time com o melhor ataque na segunda metade do campeonato. Cruzeiro e Cuiabá têm os piores ataques, com cinco gols marcados.
O Atlético-MG possui a melhor defesa, tendo sofrido apenas quatro gols. Já o Coritiba tem a pior defesa, com 18 gols sofridos. Confira a classificação do segundo turno abaixo.
Ataques e defesas mais eficientes segundo o xG
A análise da eficiência ofensiva e defensiva usando a métrica de gols esperados (xG) revela que Grêmio e Atlético-MG são as equipes mais eficientes do segundo turno, indicando um crescimento na segunda metade do campeonato.
Em sete jogos disputados no segundo turno, o Grêmio apresentou características de finalização que indicavam uma ameaça de marcar seis gols, mas a equipe conseguiu marcar 11 gols, superando em cinco gols a média histórica de finalizações convertidas em Brasileirões desde 2013, que é de mais de 99 mil.
O Grêmio também tem se mostrado eficiente defensivamente. Seus adversários tiveram chances de marcar entre 10 e 11 gols, mas só conseguiram marcar oito, resultando em uma eficiência defensiva de 2,6 gols. Considerando ataque e defesa, o Grêmio apresentou um saldo positivo de 7,3 gols além do esperado, a maior marca do segundo turno. O Grêmio ocupa a terceira posição na classificação geral.
O Atlético-MG está sendo ainda mais eficiente defensivamente, com a defesa menos vazada do segundo turno, tendo sofrido apenas quatro gols. A equipe não sofreu gols em quatro dos sete jogos disputados (57%), apresentando o melhor desempenho defensivo nesse aspecto. Seus adversários criaram chances que indicavam um potencial de marcar entre sete e oito gols, mas o Atlético-MG conseguiu evitar quatro deles, resultando em uma eficiência defensiva de 3,6 gols evitados.
No ataque, a equipe mineira também tem se mostrado eficiente no segundo turno. Suas jogadas indicam um potencial de marcar entre seis e sete gols, mas a equipe conseguiu marcar oito, resultando em uma eficiência ofensiva de 1,6 gols. No total, o saldo a favor do Atlético-MG é de 5,2 gols além do esperado.
Os times mais eficientes em termos de pontos conquistados em relação às características de ataque e defesa são Bragantino, que conquistou 4,3 pontos além do esperado, Fortaleza, com 4,1 pontos, e Atlético-MG, que conseguiu 3,7 pontos acima do esperado.
A tabela abaixo mostra esses desempenhos. Em verde, estão as eficiências acima do esperado, e em vermelho, as que ficaram abaixo do esperado. A classificação está em ordem de pontos conquistados no segundo turno, com critérios de desempate como vitórias, saldo de gols e gols pró.
Fonte: ge