O Botafogo retomou do Flamengo o título de melhor visitante do Brasileirão: após vencer o Fluminense no Maracanã, agora tem um aproveitamento de 53,8% dos pontos disputados. Já o Flamengo caiu para o segundo lugar, com um aproveitamento de 52,4% após empatar com o Corinthians na Neo Química Arena. Apesar de ter mais pontos fora de casa (22 contra 21 do Botafogo), o Flamengo já disputou um jogo a mais (14 contra 13).
O Botafogo havia deixado de ser o melhor visitante após perder para o Atlético-MG na rodada 23. Na próxima rodada, o Botafogo será visitante diante do América-MG, enquanto o Flamengo enfrentará o Cruzeiro. Nos últimos 12 anos, o time que teve o melhor desempenho como visitante acabou sendo campeão brasileiro.
Times de Minas Gerais em destaque, gaúchos em baixa
O Atlético-MG e o Cruzeiro, embora estejam mal colocados na classificação geral, têm se destacado como visitantes no Brasileirão. O Atlético-MG possui a terceira melhor campanha fora de casa (48,7% e 19 pontos conquistados), mesmo estando apenas na nona colocação na classificação geral com 40 pontos. São os resultados como visitante que têm garantido a tranquilidade do clube em relação à permanência na Série A, já que conseguiu dois pontos a mais jogando fora. No entanto, ainda está apenas na 11ª colocação como mandante.
O Cruzeiro ocupa a 15ª colocação na classificação geral com 30 pontos, apenas três a mais que o Vasco, que atualmente está na zona de rebaixamento para a Série B. A situação do Cruzeiro só não é pior porque possui o quinto melhor aproveitamento de pontos como visitante (44% e 16 pontos conquistados).
Por outro lado, os times gaúchos Grêmio e Internacional têm tido um desempenho abaixo do esperado como visitantes, considerando a qualidade de seus elencos. O Grêmio, terceiro colocado na classificação geral com 44 pontos, possui apenas a 11ª melhor campanha como visitante (30,8%). A equipe conquistou apenas 12 pontos fora de casa, o que comprometeu sua capacidade de alcançar o líder Botafogo.
O Internacional está na 12ª colocação na classificação geral com 32 pontos, apenas cinco a mais que o Vasco. O time possui o 13º pior desempenho como visitante (28%), conquistando apenas 11 pontos fora de casa.
Confira o desempenho dos visitantes após a rodada 26
Desempenho em casa determina a classificação geral
O Botafogo apresenta os melhores desempenhos como mandante e visitante e é um ótimo exemplo da diferença entre essas campanhas. Como visitante, o Botafogo lidera com um aproveitamento de 54%, enquanto como mandante tem a melhor campanha, com um aproveitamento de 87%. Em média, o time conquista um ponto a mais por jogo quando joga em casa.
Como os times normalmente conquistam mais pontos em casa, os melhores mandantes geralmente estão no topo da classificação geral. Os quatro primeiros colocados na classificação geral estão entre os cinco melhores mandantes: Botafogo, Grêmio, Palmeiras e Bragantino dominam o G-4, que garante vaga na fase de grupos da Libertadores, e estão praticamente nas mesmas posições na classificação como mandantes.
O único time com um ótimo desempenho como mandante, com o terceiro melhor aproveitamento de pontos (79%), que não está no topo da classificação geral é o Fluminense, que ocupa a sétima posição. Apesar de estar classificado para a final da Libertadores contra o Boca Juniors, o Fluminense possui a quarta pior campanha como visitante no Brasileirão.
Não por acaso, o São Paulo, que tem um ótimo desempenho como mandante, com o segundo melhor aproveitamento de pontos (69%), está apenas na décima posição da classificação geral do nacional. O São Paulo é o segundo pior time como visitante no Brasileirão.
O jogo entre Cuiabá e Cruzeiro foi adiado para sábado devido ao gramado da Arena Pantanal ter sido preservado para a partida da seleção brasileira contra a Venezuela pelas Eliminatórias da Copa de 2026.
Veja o desempenho dos mandantes após a rodada 26
Fonte: ge