O Vasco, que escapou do rebaixamento, está de olho no futuro. Nesta quarta-feira, o clube anunciou a saída de Paulo Bracks, diretor esportivo, e está em busca de um novo nome para o cargo. Quem assumir terá decisões importantes para tomar, como lidar com contratos expirando e possíveis reforços para mudar o cenário do próximo ano.
Enquanto isso, o diretor esportivo da 777 Johannes Spors, representará interinamente o clube, nas reuniões da empresa em Berlim a partir da próxima segunda-feira. Nas reuniões, o grupo junto aos diretores de cada clube da rede, irá definir os objetivos e diretrizes para 2024. Depois desta etapa, o Vasco receberá o orçamento disponível para o futebol no próximo ano.
Confira o que já se sabe sobre o Vasco em 2024:
Fim de contrato
Paralelamente, o clube precisa tomar decisões. Cinco jogadores, Ivan, Robson Bambu, Paulo Henrique, Praxedes e Sebastián Ferreira, estão com os empréstimos terminando para a próxima temporada. Ivan e Praxedes são os que mais próximos de permanecer, mas dependem de alto investimento. O goleiro tinha uma cláusula de compra de R$ 10 milhões, mas não cumpriu os objetivos de partidas. Já o meia tem preço fixado em 5 milhões de euros (26,5 milhões de reais).
Além deles, outros seis jogadores têm contrato terminando este ano: Maicon, Miranda, Gabriel Dias, Zé Gabriel, Alex Teixeira e Rossi. Maicon e Zé Gabriel, jogadores importantes no final do campeonato, são cotados para renovar. O futuro dos demais é incerto.
Orçamento próximo
Para 2024, a SAF vascaína receberá o maior aporte da 777 Partners, R$ 270 milhões, que deve chegar em agosto. Isso permite almejar uma qualificação ainda maior do elenco, que se fortaleceu em meio aos momentos difíceis desta temporada. Financeiramente, o CEO Lucio Barbosa espera um orçamento semelhante ao deste ano para o futebol.
Possíveis contratações: foco nas pratas da casa
O executivo não mencionou nomes, mas o Vasco mantém o objetivo de trazer de volta pratas da casa, como Philippe Coutinho, Allan e Souza. Enquanto o primeiro é mais um sonho, devido ao longo contrato com o Aston Villa, os contatos com os outros dois estão mais próximos. Especialmente com Souza, que vinha se recuperando no clube de uma cirurgia no joelho.
Aos 34 anos, Souza tem indicado o desejo de voltar ao clube. Ele tem contrato com o Beijing Guoan, da China, até o fim deste ano, mas já se despediu do clube. A possível contratação do jogador também será avaliada pela diretoria e comissão técnica.
Futuro da comissão técnica
Na coletiva de quarta-feira, Ramón e Emiliano Díaz evitaram confirmar a permanência, apesar do contrato até o fim do próximo ano. Não há indicação de saída, mas a dupla terá conversas com os executivos e o novo diretor, visando a próxima temporada.
Fonte: Extra