No mês passado, o São Paulo ultrapassou o Botafogo e tornou-se o clube mais lembrado tanto nas redes sociais quanto na imprensa, capturando 18,1% de todas as menções, de acordo com o Índice Cortex de Popularidade Digital dos Clubes de Futebol. Utilizando a mesma metodologia aplicada a marcas e empresas, a startup analisou os 20 clubes que competem na Série A nesta temporada.
“O São Paulo ganhou maior destaque em agosto, principalmente devido a eventos específicos nos quais teve protagonismo, como a contratação do atacante Lucas e do meio-campo James Rodríguez, a vitória contra o Corinthians e o avanço para a final da Copa do Brasil”, ressaltou Claudio Bruno, Diretor de Inovação da Cortex.
Vasco
Outro fato notável desta classificação é o Vasco da Gama, que recebeu 16,6% das menções e ocupa o terceiro lugar da lista, ficando atrás do Botafogo, com 17,8% do total de publicações analisadas.
O cruzmaltino ganhou destaque com a contratação do jogador francês Dimitri Payet e pela campanha para jogar no Maracanã, que gerou repercussão após o Vasco contestar Flamengo e Fluminense por não permitirem que o clube utilizasse o estádio. Na sequência da classificação estão Corinthians, Flamengo, Athletico e Palmeiras.
O Índice Cortex de Popularidade Digital dos Clubes de Futebol considera a quantidade de vezes que o clube é mencionado nas mídias digitais. Portanto, não são apenas as torcidas mais numerosas do país que apresentam bons resultados.
As menções, sejam elas positivas ou negativas, variam de acordo com o desempenho ao longo do campeonato, mas também podem ser influenciadas por ações proativas nas mídias digitais ou mesmo por outros eventos que ocorrem fora do campo.
Fonte: Máquina do Esporte