No Clássico da Amizade, que terminou com a vitória do Vasco por 1 a 0 sobre o Botafogo, ficou evidente que o ditado popular nem sempre se aplica ao futebol. Segundo a Bola de Cristal do Brasileirão, uma ferramenta desenvolvida em parceria entre o GLOBO e a UFMG, o time cruz-maltino atualmente tem uma probabilidade de 36,1% de evitar a queda para a Série B, enquanto o líder do campeonato viu sua chance de título despencar para 35,2%.
As duas equipes vivem momentos opostos no Brasileirão: enquanto o time liderado por Lucio Flavio encerrou o primeiro turno com 47 pontos e uma vantagem de 13 pontos sobre o segundo colocado, o Vasco somou apenas 16 pontos e passou grande parte das 19 primeiras rodadas na zona de rebaixamento. No fim do primeiro turno, o Botafogo tinha uma chance de título de 91,3%, enquanto o Vasco tinha 66,7% de risco de ser rebaixado.
Mudanças no comando técnico fizeram a situação das duas equipes cariocas mudar drasticamente: após a saída de Castro, o interino Claudio Caçapa conseguiu manter a vantagem do Botafogo, mas a sequência ruim de Bruno Lage fez a gordura diminuir. Lucio Flavio, em sua primeira experiência como treinador principal, tem números ainda piores: aproveitamento de 38,8% em seis jogos, contra os 42,2% do treinador anterior.
Já a chegada do argentino Ramón Diáz ao Vasco, assim como as contratações durante a janela de transferências do meio do ano – Vegetti, Medel, Paulinho Paula, Payet e Praxedes são peças importantes no elenco – mudaram completamente o ano do time cruz-maltino. O Vasco possui a quinta melhor campanha no segundo turno, com 21 pontos conquistados de 39 possíveis, o que representa um aproveitamento de 53,9%. No mesmo período, o Botafogo somou apenas 12 pontos, número superior apenas ao do América-MG e Coritiba, que estão na última e penúltima posição do Brasileirão, respectivamente.
Fonte: O Globo