Depois de duas semanas de treinamento em Punta del Este, onde o Vasco participou de dois jogos amistosos, Ramón Díaz e sua equipe retornam nesta quarta-feira ao CT Moacyr Barbosa com o grupo que viajou para o Uruguai. A expectativa é que o Vasco entre em campo contra o Madureira, nesta quinta-feira, às 21h30, em São Januário, com o elenco principal em ação pela primeira vez no Campeonato Carioca.
Durante os treinos no Uruguai, Ramón Díaz testou principalmente quatro formações diferentes nos amistosos. Nos quatro tempos dos dois jogos, o Vasco utilizou os esquemas: 4-3-3, 3-4-3, 3-5-2 e 4-4-2.
Há uma forte possibilidade de o Vasco utilizar o elenco principal, que esteve no Uruguai, no confronto contra o Madureira.
Os jogadores que estiveram no Uruguai tiveram folga nesta terça-feira e retornam aos treinos nesta quarta. Por isso, o ge fez um resumo de todas as formações da pré-temporada e dá a oportunidade para os torcedores votarem na formação ideal para a partida contra o Madureira, na possível estreia da equipe principal no Cariocão.
Primeira formação: 4-3-3
A primeira formação utilizada por Ramón Díaz foi a base do time do Vasco do ano passado, com o trio no meio-campo composto por Zé Gabriel, Praxedes e Paulinho. João Victor, Rojas e David, os três reforços anunciados pelo clube até o momento, também foram titulares no primeiro tempo do jogo contra o San Lorenzo e no treino contra a seleção de Maldonado.
Segunda formação: 3-4-3
No segundo tempo do primeiro amistoso do Vasco no Uruguai, Ramón Díaz utilizou o esquema com três zagueiros, que ajudou na criação da equipe, que foi um problema no primeiro tempo. O treinador fez mudanças na equipe, colocando Maicon e Erick Marcus, e escalou Paulo Henrique, Léo, Jair e Payet, que conquistaram a titularidade no jogo seguinte.
Payet atuou mais como um meia aberto pela esquerda, enquanto Erick Marcus foi testado como um atacante pelo lado direito, com Paulo Henrique sendo bastante acionado na ala direita, assim como Lucas Piton na esquerda.
Terceira formação: 3-5-2
Após uma boa atuação no segundo tempo contra o San Lorenzo, Ramón Díaz também optou pelo esquema com três zagueiros contra o Deportivo Maldonado, porém com uma mudança: a posição de Payet. Atuando como camisa 10, o francês jogou atrás de David e Vegetti, que formaram uma dupla de ataque.
Quarta formação: 4-4-2
No intervalo do jogo contra o Deportivo Maldonado, Ramón preservou Medel e colocou Praxedes no meio-campo. O treinador argentino manteve a formação ofensiva com um camisa 10 e uma dupla de ataque. No meio-campo, uma formação em losango, com Jair, posteriormente substituído por Zé Gabriel, e Paulinho e Praxedes atrás de Payet.
Fonte: ge