Mesmo sem alcançar o título do Campeonato Brasileiro, o Botafogo teve um grande destaque por seu desempenho nas redes sociais durante 2023 e foi o vencedor em interações ao longo do ano no ambiente digital, com a pontuação de 23,2.
Esses dados são provenientes do “Índice Cortex de Popularidade Digital dos Clubes de Futebol”, uma pesquisa realizada de janeiro a dezembro deste ano pela Cortex, uma empresa de inteligência de dados para comunicação estratégica e reputação.
A análise foi realizada por meio de uma plataforma que utiliza Inteligência Artificial para coletar e analisar dados em sites de notícias, mídias sociais, perfis e líderes de opinião da imprensa esportiva na internet, bem como pelo público em geral, e mostra que houve mais de 1,4 milhão de publicações sobre os clubes no período.
No estudo, os times recebem uma pontuação que varia de -50 a 50, calculada a partir do desempenho de imagem dos clubes de futebol que estavam na Série A do Brasileirão 2023 através de duas frentes: exposição orgânica nas mídias sociais e na imprensa, e as repercussões dos perfis oficiais (Facebook, Instagram, X e YouTube).
Para compor os cálculos, a Cortex considera as Interações (reações, comentários e curtidas por postagem), Fama (impacto potencial orgânico dos perfis que mencionam os clubes e dos perfis próprios dos clubes) e Mobilização (frequência com que estão sendo mencionados ou com que estão postando em perfis próprios).
A popularidade do Botafogo no ambiente digital se deve ao seu desempenho no Brasileirão, que gerou publicações iniciais sobre a possibilidade de conquista do título do campeonato, assim como sobre decepção, reclamações entre os torcedores e muitos comentários dos torcedores rivais que publicaram inúmeras piadas sobre a queda de rendimento do time.
Além do Glorioso, que ficou em 1º lugar, as duas posições seguintes foram ocupadas por times cariocas, sendo o Vasco da Gama como vice-campeão, com uma pontuação de 20,1 na popularidade, impulsionada pelo influenciador Casemiro, vascaíno que aumentou a audiência do time com suas publicações, e o Flamengo na 3ª posição, com 18,1 pontos.
“O Botafogo gerou muitos comentários durante o ano, primeiro pela campanha inicial no Campeonato Brasileiro, em que as menções já falavam sobre a possível conquista do título, alimentado pelos torcedores que publicaram frases como ‘Botafogo tá embalado, hein?’. Depois, com a queda de rendimento, os torcedores rivais começaram a replicar os mesmos posts com a inclusão de piadas, o que repercutiu, e muito, o nome do clube no ambiente digital. Ou seja, apesar do resultado no final do campeonato, a popularidade botafoguense prevaleceu, e muito, no acumulado do ano”, explica o diretor de inovação da Cortex, Cláudio Bruno.
Outro time que não teve uma boa campanha no futebol, mas gerou muitos comentários no ambiente digital foi o Corinthians, que acabou ficando em 4º lugar, com 17,5 pontos, acima de rivais como o Palmeiras, campeão do Brasileirão 2023, que ficou em 7º lugar, com 3,47 pontos, e do São Paulo, campeão da Copa do Brasil, que obteve 10,8 pontos, na 5ª posição.
De acordo com a Cortex, um dos possíveis motivos da baixa popularidade do Verdão no ambiente digital é que a torcida está habituada a disputar títulos nos últimos anos, o que gera pouco engajamento, além de a grande maioria das menções ao clube ser feita por torcedores rivais.
O campeão da CONMEBOL Libertadores, Fluminense, terminou com a 15ª posição de popularidade, com um índice de – 6,56 pontos em relação às menções na internet.
O time teve apenas um período de aumento da popularidade na 2ª quinzena de outubro e início de novembro, quando disputou a final do torneio internacional, no dia 4 de novembro, contra o Boca Juniors.
Dos quatro times que foram rebaixados neste ano para a Série B, apenas o Santos ficou fora do grupo dos últimos colocados, que tem o Cuiabá, que permanece na Série A, como participante do Z4, junto com Coritiba, América-MG e Goiás.
Classificação de interações dos times em 2023
- Botafogo: 23,2
- Vasco: 20,1
- Flamengo: 18,1
- Corinthians: 17,5
- São Paulo: 10,8
- Athletico-PR: 5,05
- Palmeiras: 3,47
- Atlético-MG: -2,98
- Cruzeiro: -3,43
- Santos: -3,62
- Fortaleza: -4,39
- Bahia: -4,69
- Internacional: -5,44
- Grêmio: -6,33
- Fluminense: -6,56
- Red Bull Bragantino: -7,82
- América-MG: -12,4
- Goiás: -12,5
- Coritiba: -13,9
- Cuiabá: -14,2
Metodologia
Para o levantamento, a Cortex analisou a exposição dos times de futebol da Série A do Brasileirão no período de janeiro a dezembro de 2023, por meio de análises das menções sobre os clubes feitas por 65 veículos de imprensa de cobertura nacional, especializada e regional, além de mais de 7,5 mil influenciadores nas redes sociais (Instagram, Facebook, X e YouTube).
Todos os dados foram colhidos por meio da plataforma de Comunicação Estratégica e Reputação da empresa, que, por meio de uma camada de Inteligência Artificial, consegue acompanhar e analisar a exposição das marcas em tempo real. Ao todo, foram mais de 1,4 milhão de publicações sobre os times brasileiros.
Fonte: ESPN Brasil