Com uma oferta atraente em mãos, o Vasco está ponderando se vende ou não o jogador Gabriel Pec. A proposta do Los Angeles Galaxy, nos Estados Unidos, supera os 10 milhões de dólares (cerca de R$ 51 milhões na cotação atual). O jogador, seus representantes, além da 777 Partners, ficaram satisfeitos com a oferta, o que pode significar o fim da passagem de 15 anos do jogador pelo São Januário. Se o clube ganhar uma boa quantia em dinheiro, o que o time vai perder?
Se a negociação for concretizada, o Gigante da Colina ficará desprovido do seu jogador que teve o melhor desempenho ofensivo na última temporada, liderando em pelo menos seis aspectos no ataque, de acordo com o site ‘Sofascore’. Além disso, ele também demonstrou importância tática e contribuição na marcação, sendo o segundo em um aspecto defensivo (veja lista abaixo).
Segundo o site ‘O Gol’, o atacante foi o jogador mais utilizado pelo Vasco em 2023, participando de 50 das 53 partidas possíveis (52, incluindo amistosos), o que representa uma frequência de aproximadamente 94%, sem lesões relevantes, demonstrando grande evolução física. Esta foi a segunda temporada em que mais atuou, ficando atrás apenas de 2021, quando esteve em dois jogos a mais.
No meio da temporada da Série A, houve um momento em que Pec ficou no banco em alguns jogos. Mesmo nessas ocasiões, ele mostrou sua importância para a equipe, marcando quatro gols em três jogos, sendo a partida mais memorável a vitória por 4 a 2 no clássico contra o Fluminense, onde Pec marcou dois gols decisivos.
Estatísticas de Pec pelo Vasco em 2023
- Artilheiro, com 14 gols
- Líder em assistências diretas em gols, com 19, incluindo cinco assistências
- Líder em chances claras criadas, com 13
- Terceiro em finalizações no gol, com 38
- Melhor em dribles certos, com 103
- Líder em duelos vencidos, com 252
- Segundo em desarmes, com 49
Desempenho no Brasileirão
O atacante foi o artilheiro do Vasco no Carioca e na temporada, mas no Campeonato Brasileiro, ficou atrás de Vegetti, que marcou 10 gols, contra oito de Pec. Em relação aos desarmes, Pec foi o quarto colocado na competição, com 42 desarmes, atrás apenas de Puma, Piton e Zé Gabriel, que são defensores.
Em bolas ofensivas ganhas, ele ficou atrás apenas de Vegetti. O argentino teve sucesso em 172 ocasiões, enquanto Pec em 164. No entanto, em outros aspectos, o camisa 11 liderou em sua equipe, em especial nas chances criadas, estatística que o colocou como a melhor da competição.
Haverá reviravolta?
As negociações entre Vasco e Los Angeles Galaxy por Gabriel Pec estão avançadas, mas nos últimos dias, Orellano solicitou para deixar o Cruz-Maltino. Como ambos atuam na mesma posição e há a insatisfação do argentino, ele provavelmente será uma prioridade de venda.
Isso se deve ao fato de que o Vasco investiu R$ 15 milhões para contratá-lo, porém, o retorno tem sido muito limitado. O processo de adaptação a um novo país, somado a algumas lesões, o afetaram grandemente, enquanto Pec teve uma melhora de desempenho e foi decisivo. O diretor de futebol, Alexandre Mattos, afirmou contar com o jogador, assim como a comissão técnica. Portanto, a decisão de vendê-lo provavelmente será exclusiva da diretoria da 777 Partners, visando o potencial de lucro com o negócio.
Fonte: Jogada 10