O técnico Ramón Díaz enfrentará novamente o Athletico-PR, neste sábado, às 19h30, na Arena da Baixada. O adversário foi o mesmo em sua estreia pelo Vasco, há quatro meses, quando sofreu uma derrota por 2 a 0 em São Januário, no dia 23 de julho. Desde então, houve muitas mudanças.
De virtualmente rebaixado, o Vasco hoje está fora da zona de rebaixamento e com boas chances de permanecer na Série A em 2024, segundo o Espião Estatístico, com 88,52% de probabilidade de escapar da queda para Série B, faltando quatro rodadas para o fim do Brasileirão. O cenário é completamente diferente da época da chegada de Ramón.
Na ocasião, o Vasco tinha apenas nove pontos em 14 rodadas e ocupava a última posição do Brasileirão, registrando sua pior campanha na história. O time contava com apenas duas vitórias, ainda não havia vencido e nem marcado gols em São Januário. Atualmente, o Vasco se destaca como mandante no segundo turno, tendo a sexta melhor campanha. Além disso, está invicto há cinco jogos.
– Não é simples atuar no Brasil. Temos grandes equipes. Estamos cada vez mais familiarizados com o estilo de jogo dos jogadores, as táticas e o ambiente. Sinto orgulho, pois quando cheguei, o Vasco estava na última colocação. Tínhamos apenas nove pontos. Agora temos 41. Todos devem se alegrar, pois o Vasco está competindo e enfrentando todas as grandes equipes. Temos 41 pontos! Antes tínhamos nove. Imagine se tivéssemos essa performance desde o início do campeonato. Estou orgulhoso dos jogadores, do clube, mas precisamos continuar lutando até o final – analisou Ramón após o empate por 2 a 2 com o Cruzeiro, no Mineirão, na quarta-feira.
Ramón Díaz e sua equipe técnica comandaram 20 jogos do Vasco, com nove vitórias, sete empates e quatro derrotas, totalizando 56% de aproveitamento.
Mudanças em campo
Além do desempenho e perspectiva no Campeonato Brasileiro, muitas coisas mudaram dentro de campo desde a estreia de Ramón Díaz em julho pelo Vasco.
Comparado à primeira escalação, apenas cinco titulares continuam na equipe principal: Léo Jardim, Lucas Piton, Medel, Zé Gabriel e Gabriel Pec. O chileno, estreante na época, atuava como volante e atualmente se destaca como zagueiro.
Naquela partida contra o Athletico-PR em julho, o Vasco entrou em campo com Léo Jardim, Puma, Miranda, Zè Vitor, Lucas Piotn; Medel, Zé Gabriel, Jair, Gabriel Pec, Orellano e Figueiredo.
Após esse jogo, o Vasco reforçou seu elenco contratando peças importantes como Vegetti, Payet, Praxedes, Paulinho e Rossi.
Fonte: ge