Depois de 14 anos, Philippe Coutinho está de volta ao Vasco da Gama, equipe do seu coração e onde surgiu para o futebol. A apresentação em São Januário foi embalada pelo sucesso “a barreira vai virar baile”. Antecipando esse momento, o departamento de Comunicação e Marketing do clube, em conjunto com diversos setores, preparou uma abrangente campanha de ativação. Dados exclusivos foram obtidos pelo MKTEsportivo.
No dia 9, quando o retorno de Coutinho foi confirmado, dois vídeos destacando suas origens em São Januário e sua trajetória no exterior foram publicados. Os vídeos contaram com narrações de torcedores de diferentes idades e regiões do Brasil, buscando valorizar as raízes nacionais do Vasco da Gama.
No dia 11, Coutinho concedeu sua primeira entrevista coletiva como jogador do Vasco. Os jornalistas presentes receberam a Revista Coutinho, contendo informações detalhadas sobre a carreira do craque. O sucesso da revista foi tamanho que ela logo foi disponibilizada online e distribuída em São Januário durante a apresentação oficial do meia para os torcedores.
“Quero destacar o trabalho coletivo realizado. Esse foi o principal segredo do sucesso da campanha, envolvendo todas as áreas. Sob a liderança do presidente Pedrinho e sua diretoria, os setores do clube trabalharam em conjunto e incansavelmente para entregar algo à altura de Coutinho e do Vasco, sempre respeitando as tradições e a história do futebol”, afirmou Carlos Gregório Jr, coordenador de comunicação do Vasco da Gama, em entrevista ao MKTEsportivo.
O evento de apresentação também contou com diversas ativações, como a entrega da camisa de número 11 para Coutinho por meio de um drone e mensagens de jogadores que já atuaram com ele, como Luis Suarez, Busquets, Alexander Arnold, Thiago Alcântara, Douglas Luiz, entre outros.
O sucesso da chegada de Coutinho já rendeu frutos importantes para o Vasco. Os copos personalizados, por exemplo, esgotaram rapidamente no primeiro dia de disponibilidade.
“Nossa campanha teve como foco principal a identificação de Coutinho com o clube e com uma geração de torcedores do Vasco, que sempre vibraram com suas conquistas como se fossem do próprio clube. Sempre houve uma reciprocidade por parte dele. Quando há paixão, conexão e um sonho a ser realizado, tudo se torna mais fácil. Coutinho, sua família e sua equipe foram fundamentais para que todas as ações planejadas se concretizassem”, finalizou Carlos Gregório Jr.
Impacto no sócio-torcedor
Ciente do impacto da contratação, o Vasco buscou ativar desde o início o Sócio Gigante, seu programa de sócio-torcedor. O clube lançou uma promoção de 30% para novas adesões, dando destaque aos sócios na entrevista coletiva e na apresentação oficial. Além disso, foi realizado um encontro, sendo que a primeira pergunta foi feita por um sócio-torcedor e outro sócio teve a honra de entregar a carteirinha do Sócio Gigante para o jogador e sua família.
Em parceria com a Betfair, patrocinadora máster do clube, o Sócio Gigante promoveu ações durante a apresentação de Coutinho em São Januário. O programa trouxe quatro torcedores de fora do Rio para a festa e promoveu outro encontro, permitindo aos associados conhecer o craque de perto.
Assim, desde a confirmação de Coutinho, o Vasco da Gama conquistou mais de 11 mil novos sócios, ultrapassando a marca de 46 mil no total. Trata-se da maior adesão em massa do clube desde 2019, quando o Vasco liderou o ranking de número de sócios no país.
Redes sociais
Nas redes sociais, a torcida do Vasco, conhecida pelo seu poder nas plataformas digitais, fez com que os perfis do clube no Instagram, Facebook, Tik Tok, X e YouTube alcançassem mais de 326 milhões de impressões e 230 milhões de reações em suas publicações. Além disso, os vídeos produzidos ultrapassaram a marca de 180 milhões de visualizações.
Na VascoTV, com uma cobertura utilizando 20 câmeras, foram registradas 2.5 milhões de visualizações, 70 mil horas assistidas e 9 milhões de impressões nos conteúdos e lives sobre Philippe Coutinho.
Fonte: MKT Esportivo