A entrada de Philippe Coutinho ainda não trouxe resultados dentro das quatro linhas, mas tem sido determinante fora delas. O significativo impacto que ele pode gerar em termos financeiros está no crescimento do programa de sócio-apoiador, porém há outros desafios a serem superados pelo Vasco para lucrar com essa situação.
Após o anúncio da contratação do meio-campista, o clube viu um incremento de quase 20 mil novos torcedores associados, totalizando 53 mil sócios. O crescimento registrado foi o maior desde 2019, e também foi impulsionado pelo desconto de 30% oferecido para novos registros.
Outro aspecto bem-sucedido que desafia o Vasco a transformar esse sucesso em algo palpável são as redes sociais. As postagens recentes relacionadas ao jogador renderam ao clube mais de 326 milhões de interações nas plataformas digitais. Apenas as publicações do vídeo de anúncio de Coutinho, nos perfis oficiais do clube no Twitter e Instagram, ultrapassaram a marca de 20 milhões de visualizações. Os conteúdos em formato de vídeo tiveram mais de 180 milhões de reproduções.
“Essa contratação pode gerar uma mobilização que seria improvável há algumas semanas, podendo resgatar a exposição do clube, tanto para patrocinadores quanto para outros jogadores, de acordo com sua grandeza e relevância”, ressaltou Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports Brasil, empresa especializada em gestão de atletas como Vini Jr, Endrick e Gabriel Martinelli.
João Roberto, diretor de experiência do consumidor da End to End, vai no mesmo sentido. Ele busca soluções para engajar os fãs no esporte, e trabalhou na produção do vídeo de apresentação de Coutinho.
“Contratações desse porte fomentam ainda mais o envolvimento dos torcedores, influenciando diretamente o consumo de produtos e serviços, como a venda de camisas e o aumento da base de sócios. Coutinho tem uma forte conexão com o Vasco, e seu anúncio foi feito por meio de um vídeo espetacular que realça sua importância e trajetória. Todos esses aspectos aumentam as possibilidades de sucesso, além de atrair novos apoiadores interessados em aproveitar esse momento”, salientou.
A apresentação de Coutinho reuniu mais de 20 mil torcedores, incluindo ações como perguntas na entrevista e sessões de fotos com o jogador, além da venda totalmente esgotada de produtos personalizados, como copos, no primeiro dia.
“O retorno de um ídolo como Coutinho representa grandes oportunidades para fortalecer o vínculo e o engajamento dos torcedores. Com a presença de um jogador desse calibre, experiências exclusivas podem ser oferecidas para impulsionar o crescimento da base de sócios. É fundamental aproveitar a empolgação e a comoção geradas pela sua contratação para ampliar a receita proveniente do programa de sócio-apoiador, que se tornou um pilar estratégico nas finanças dos clubes de futebol”, comentou Sara Carsalade, cofundadora da Somos Young, empresa especializada no atendimento aos sócios-apoiadores.
Fonte: Danilo Lavieri – UOL