No programa Seleção SporTV desta quinta-feira (31), André Rizek voltou a falar sobre a situação de São Januário, que segue impedido de receber torcedores, por ordem do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).
O jornalista classificou a determinação como uma “maldade”. Ele menciona o argumento utilizado pelo Ministério Público, sobre a Colina Histórica estar localizada, por exemplo, dentro de uma área com “presença do tráfico de entorpecentes” e considera essa fala como reconhecimento da insolvência do Estado.
– A maldade dessa determinação é que na esfera esportiva, que julgou São Januário, deram quatro partidas. Eu considero pouco, mas já foi decidido pelo tribunal, assim como foi na Vila Belmiro. O que agora impede São Januário de receber público é a Justiça Comum do Rio de Janeiro, com esse argumento, dentre outros, de que no entorno, destaco, está no documento do Ministério Público: “A intensa presença do tráfico de entorpecentes”. A Justiça está admitindo que há uma insolvência do Estado. É responsabilidade do Estado garantir a segurança pública das pessoas que moram lá, incluindo o Vasco – criticou Rizek, complementando:
– Diante da insolvência do Estado, o que a Justiça faz é, ao invés de obrigar que cumpra o seu papel: “Resolva, proporcione segurança para quem reside lá”, na prática, o que a determinação acaba fazendo é dizer: “Olha, vocês não têm segurança, não será solucionado e, diante disso, vocês serão tratados como culpados. Não como vítimas que são, mas sim como culpados. Não poderão receber partidas de futebol”. É muito cruel, principalmente porque esse argumento da segurança no entorno de São Januário, segundo o jornal O Globo, não é baseado em números, pois ocorreram mais tiroteios no entorno do Maracanã, onde também há uma comunidade, do que em São Januário. Atualmente, o Vasco é o único clube sem sede no futebol brasileiro e com uma perspectiva muito incerta do que precisa fazer para reabrir seu estádio. O Vasco terá que resolver a segurança pública da região para reabrir o estádio?
André Rizek sobre a proibição de jogos com torcida em São Januário 🗣️💢#SelecaoSportv #Vasco pic.twitter.com/j40vmpXZl7
— sportv (@sportv) August 31, 2023
André Rizek sobre a proibição de jogos com torcida em São Januário 🗣️💢#SelecaoSportv #Vasco pic.twitter.com/j40vmpXZl7
Movimentação
Inconformado com a determinação da Justiça, que ainda pode ocasionar um prejuízo acima de R$ 1 milhão com o custo da perícia no estádio, o Vasco está se mobilizando para que São Januário seja liberado. Para isso, associação, SAF, políticos, líderes comunitários e os torcedores estão unidos em busca de uma solução o mais rápido possível.