No próximo domingo, ao entrar em campo contra o Grêmio, Pablo Vegetti completará uma temporada como jogador do Vasco. O argentino se tornou peça central na recuperação da equipe no Campeonato Brasileiro e mostrou seu potencial logo em sua estreia, contra o Tricolor Gaúcho, marcando o gol da primeira vitória de Ramón Díaz no clube.
Vegetti foi a última opção
Aos 35 anos, o centroavante foi contratado pelo Vasco de última hora, como última opção para a posição após a saída do titular Pedro Raul, vendido para o futebol mexicano. Antes disso, o clube tentou contratar Michael Santos, do Talleres. Jogadores renomados como Cavani e Diego Costa também foram cogitados.
Enquanto procuravam por um jogador de área, Vegetti foi oferecido a Ramón Díaz, que não avançou com o nome. O treinador havia solicitado Sebastián Ferreira, com quem já havia trabalhado, e teve aprovação do Vasco, que trouxe o paraguaio para ser reserva.
Faltava o titular, que foi trazido às vésperas do fechamento da segunda janela com o auxílio do treinador. O auxiliar e filho de Ramón, Emiliano Díaz, participou das negociações com a ajuda de um amigo na Argentina. Vegetti foi adquirido do Belgrano e desembarcou no Rio de Janeiro em 3 de agosto.
Espírito de luta não falta
– Estou em ótima forma física. Vou me dedicar muito em prol da equipe. Estamos passando por um momento complicado, mas o mais importante é o que faremos diariamente para levar o Vasco de volta às posições mais altas da tabela – afirmou Vegetti ao desembarcar no aeroporto.
O centroavante não conseguiu levar o Vasco de volta às primeiras posições da tabela e, faltando dois jogos para o fim do Brasileirão, a equipe ainda corre o risco de rebaixamento. No entanto, Vegetti cumpriu a promessa de se dedicar em campo desde o primeiro minuto.
Na estreia contra o Grêmio, Vegetti saiu do banco para marcar seu primeiro gol e garantir a vitória. Desde então, foi titular em todas as partidas que disputou pelo Vasco. Em 19 jogos, o argentino acumula oito vitórias, seis empates e cinco derrotas – com ele em campo, o time obteve um aproveitamento de 52,6%.
O jogador balançou as redes 10 vezes e deu uma assistência. Esses números o colocaram como artilheiro do Vasco no Brasileirão, igualando-se a Cano, atacante do Fluminense, que disputou 29 jogos no torneio. Vegetti ultrapassou nomes como Calleri, do São Paulo, e Yuri Alberto, do Corinthians.
Vale ressaltar que o jogador do Vasco possui menos jogos do que os principais artilheiros do campeonato. Paulinho, do Atlético-MG, lidera a lista com 18 gols em 34 partidas. Tiquinho Soares, do Botafogo, marcou 17 vezes em 31 jogos. Pedro, do Flamengo, balançou a rede 12 vezes em 32 confrontos.
Luis Suárez, que se despede do Grêmio neste domingo, com festa na Arena, é o terceiro atacante com mais gols no Brasileirão, empatado com Hulk, do Atlético-MG. Em 31 jogos, o uruguaio marcou 14 vezes.
O artilheiro Vegetti mudou os rumos do Vasco dentro e fora de campo. Com seu bom humor, que eleva o astral dos colegas, o centroavante também conquistou o carinho da torcida, especialmente das crianças, e encerrará o ano como um dos melhores jogadores do clube em 2023. Seu contrato é válido até julho de 2024.
Confira a lista dos gols de Vegetti
- Vasco 1×0 Grêmio: Vegetti marcou aos 34 minutos do 2º tempo.
- Bragantino 1×1 Vasco: Vegetti marcou de pênalti, aos 31 minutos do 1º tempo.
- Bahia 1×1 Vasco: Vegetti marcou de pênalti, aos 17 minutos do 2º tempo.
- Vasco 4×2 Fluminense: Vegetti marcou aos 4 minutos do 2º tempo.
- Vasco 5×1 Coritiba: Vegetti marcou duas vezes: aos 4 minutos do 2º tempo e aos 17 da etapa final.
- Santos 4×1 Vasco: Vegetti marcou aos 30 minutos do 1º tempo.
- Goiás 1 x 1 Vasco: Vegetti marcou aos 13 minutos do 2º tempo.
- Vasco 2 x 1 América-MG: Vegetti marcou aos 4 minutos do 1º tempo.
- Vasco 2×4 Corinthians: Vegetti marcou aos 24 minutos do 1º tempo.
Fonte: ge