As equipes se enfrentam hoje no Maracanã, às 17h45, pelo segundo jogo da semifinal do Campeonato Carioca. O Rubro-Negro saiu vitorioso no primeiro confronto, com um gol de 1 a 0, e agora conta com a vantagem do empate “em pontos e saldo de gols”.
Imagem: Sporting Clube de Portugal
Juntos no Sporting
O equatoriano Gonzalo Plata, o angolano Loide Augusto e o português Nuno Moreira formaram um trio no Sporting B, no começo de 2021.
Juntos, eles participaram de quatro jogos na Série C de Portugal. Em duas ocasiões, jogaram como titulares, enfrentando equipes como Olímpico Montijo e B SAD.
Agora, em suas primeiras aventuras no Brasil, eles estão em times rivais. Enquanto Plata defende o Flamengo, Loide e Nuno vestem a camisa cruz-maltina.
Plata foi o único a atuar no profissional
Dentre os três, Plata foi o único que teve a oportunidade de jogar no time principal do Sporting. Ele chegou na temporada 2018/2019 para o sub-23, mas logo ganhou a promoção. Conseguiu algumas atuações no time principal nos anos seguintes, mas enfrentou dificuldades e acabou jogando no Sporting B antes de ser negociado com o Valladolid, da Espanha.
“Na temporada em que o Sporting reconquistou o título após 19 anos, ele acabou perdendo espaço. Apesar de seu talento e habilidades técnicas elevadas no ‘um contra um’, não conseguiu se firmar por questões de comprometimento e falta de consistência. Ele também não teve muitos minutos em campo. Ruben Amorim (o técnico da época) deixou claro que para se tornar um grande jogador era preciso mais do que apenas talento. No começo da temporada seguinte, ele se transferiu para o Valladolid. O jogador declarou que a passagem pelo Sporting foi ‘uma espinha atravessada na garganta’ e que não foi um bom momento na sua carreira”, afirmou David Marques, setorista do Sporting no site “Maisfutebol”.
Gonzalo vem se destacando como titular sob o comando de Filipe Luís, e foi o autor do gol que garantiu o título da Copa do Brasil do ano passado contra o Atlético-MG na Arena MRV.
Nuno e Loide são reforços recentes do Vasco
Nuno e Loide chegaram ao Brasil há pouco tempo. Os dois foram contratados pelo Vasco no final da janela de transferências, em meio ao esforço da diretoria para reforçar o ataque, e já estão em ação.
O angolano fez sua estreia contra o Flamengo, no Nilton Santos, entrando na reta final do primeiro jogo da semifinal, enquanto Nuno teve sua primeira apresentação contra o Nova Iguaçu, na quarta-feira, pela Copa do Brasil.
“É um grande jogador, gostei muito de jogar com ele no sub-23. Nós nos entendíamos bem, pois ele é muito veloz e vai bem em profundidade, o que me ajudou bastante. Acredito que ele será muito feliz aqui”, comentou Nuno sobre Loide durante sua apresentação no Vasco.
Loide deixou o Sporting para disputar pelo time sub-23 do Farense, também de Portugal, e passou pelo AD Mafra antes de se dirigir ao Alanyaspor, da Turquia.
Nuno Moreira se despediu do Sporting, onde construiu sua base, para se juntar ao FC Vizela. Ele também teve passagem pelo Casa Pia, onde brilhou em sua melhor temporada em Portugal, até chegar ao Vasco.
“O Nuno jogava como um ‘meio ala’, por vezes mais por dentro. Ele fez um caminho difícil, já que o Sporting não apostou nele no time principal. Ele deu um passo atrás, jogou em divisões inferiores, até chegar ao Casa Pia, onde realmente começou a se destacar e foi peça fundamental”, analisou Antonio Pires, editor do jornal “O Jogo”, de Portugal.
Fonte: UOL