Por outro lado, o Vasco continua sua trajetória na parte de baixo da tabela, somando os mesmos seis pontos em duas das últimas três temporadas disputadas pelo clube desde 2019. Curiosamente, em 2019 e 2023, anos em que o clube também acumulava seis pontos na oitava rodada, não foi rebaixado.
Diferentemente do que aconteceu em 2020, ano do último rebaixamento, quando o Vasco chegou à oitava rodada somando 15 pontos, posicionado a apenas dois pontos do líder. Naquela temporada, o time acabou caindo devido à paralisação do campeonato devido ao lockdown imposto pela pandemia de COVID-19. O clube trocou de comando técnico a doze rodadas do fim e o desempenho sofreu interferência da gestão de Alexandre Pássaro.
Mesmo com o retorno de Vanderlei Luxemburgo, que já havia treinado a equipe em 2019, o elenco não tinha mais a mesma qualidade para lidar com a pressão. O Vasco entrou na zona de rebaixamento a quatro rodadas do fim e, ao final da competição, terminou na 17ª colocação, sendo rebaixado no critério de desempate do saldo de gols, com nove a menos que o Fortaleza.
Esses dados das últimas campanhas do Vasco na Série A servem como analogia para os torcedores insatisfeitos com a oscilação do desempenho do Fluminense sob o comando de Fernando Diniz, que neste sábado (15) enfrenta o Atlético-GO. Isso mostra que as primeiras dez rodadas nem sempre são determinantes para definir um time competitivo, especialmente aqueles com elenco experiente e vitorioso sob a batuta de um bom treinador.
Para os torcedores do Vasco, esses números servem como alerta, lembrando que duas das quatro quedas do clube aconteceram em anos de mudança de gestão durante a temporada – 2008 e 2020. Essas trocas são prejudiciais para o planejamento prévio, sobretudo quando envolvem problemas financeiros, interferências políticas e falta de competência.
Neste domingo (16), enquanto o Vasco encara o Cruzeiro em São Januário temendo as consequências de mais uma derrota, Flamengo e Botafogo enfrentam Athletico e Grêmio fora de casa, respectivamente, em jogos que valem a liderança do Campeonato Brasileiro…
Fonte: Blog Futebol, coisa & tal… – Extra