Em um comunicado enviado à Trivela, a Polícia Militar ofereceu sua explicação sobre a proibição dos clássicos em São Januário. De acordo com a PM, o estádio enfrenta “restrições” para receber essas partidas de grande rivalidade.
Os principais motivos apontados pela Polícia Militar incluem as condições de acesso para os torcedores, levando em conta os meios de transporte usados pelo público.
Confira a declaração da Polícia Militar
A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que, conforme o comando do Batalhão Especial de Policiamento em Estádios (BEPE), o Estádio Vasco da Gama, popularmente conhecido como São Januário, possui restrições para abrigar clássicos regionais de grande rivalidade entre as equipes do Estado do Rio de Janeiro que disputam a 1ª Divisão do Campeonato Brasileiro.
O laudo técnico de segurança considera não apenas a rivalidade entre os clubes, mas também as condições de acesso para os torcedores, analisando os potenciais riscos presentes no trajeto até o local da partida, incluindo as ruas que levam até o estádio e os principais meios de transporte utilizados pelo público.
O que diz o regulamento do Campeonato Carioca
O regulamento do Carioca estabelece que os clássicos devem ser disputados em estádios que permitam uma divisão igualitária de público, ou seja, o famoso “50% x 50%”.
Entretanto, o regulamento também abre espaço para acordos entre as equipes. No último domingo, o Vasco recebeu o Botafogo em São Januário com a divisão de público em “90% x 10%”. A PM autoriza a Colina para clássicos com o Botafogo, pois as principais torcidas organizadas dos dois clubes fazem parte da mesma aliança, o que reduz as chances de violência.
“Os clássicos do campeonato deverão ser realizados em estádios indicados pelo mandante e segundo critérios que serão definidos em reunião própria, cuja ata fará parte deste regulamento, com a torcida dividida (50% para cada clube), salvo acordo entre as partes ou impedimento legal, neste último caso”, informa o regulamento do Carioca.
Onde o Vasco pode realizar o clássico com o Flamengo?
Sem a opção de São Januário, o Vasco está em busca de alternativas para sediar o clássico com o Flamengo, que ocorre no próximo sábado (1), valendo pela ida da semifinal do Carioca. O Maracanã é, sem dúvida, uma das opções. Contudo, a Trivela apurou que o Cruz-Maltino também está avaliando a possibilidade de realizar o duelo no Nilton Santos, tendo inclusive já feito uma consulta ao Botafogo.
Na tarde da próxima terça-feira (25), uma reunião na Ferj irá decidir o local e o horário da partida. Na última rodada da Taça Guanabara, devido à onda de calor no Rio de Janeiro, todos os jogos foram realizados após às 18h (horário de Brasília).
Fonte: Trivela
Escreva seu comentário