No ano de 2015, o Vasco viu a chegada de dois técnicos que, logo em suas primeiras partidas no comando do Cruz-Maltino, triunfaram sobre o Flamengo: Celso Roth e Jorginho. Este é o mesmo cenário que Álvaro tentará replicar no próximo domingo.
Há duas semanas no Vasco, o português teve a oportunidade de acompanhar de perto a classificação da equipe na Copa do Brasil, conquistada após uma vitória nos pênaltis sobre o Fortaleza. Durante esse período, chamou a atenção positivamente com seus treinamentos. O lateral-esquerdo Lucas Piton destacou: “Energia surreal”.
No ano de 2015, Celso Roth assumiu o cargo de técnico do Vasco em substituição a Doriva. Nessa época, o clube ocupava a zona de rebaixamento do Brasileirão. Entretanto, a passagem de Roth foi breve, durando apenas dois meses. Após sua saída, a equipe vascaína apostou em Jorginho. Vamos relembrar as estreias dessa dupla:
Celso Roth – Vasco 1 x 0 Flamengo, 9ª rodada do Brasileiro 2015
No dia 26 de junho de 2015, Roth estreou no comando do Vasco em um Clássico dos Milhões realizado na Arena Pantanal, em Cuiabá. Naquela altura, o time não havia vencido nenhuma partida no Campeonato Brasileiro e contava com jogadores como o zagueiro Rodrigo, o volante Guiñazu e o atacante Gilberto no elenco.
Aos 16 minutos do primeiro tempo, o lateral-direito Madson fez excelente jogada pela ponta direita, avançou até a linha de fundo e cruzou com precisão para o atacante Riascos, que se jogou de peixinho para balançar as redes do goleiro César.
Jorginho – Flamengo 0 x 1 Vasco, oitavas da Copa do Brasil
Diante da incapacidade de Celso Roth em reerguer o Vasco, a missão de vencer o Flamengo coube a Jorginho, que fez sua estreia como treinador da equipe em um confronto eliminatório contra o rival, válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil, em 19 de agosto.
No duelo realizado no Maracanã, o goleiro Martín Silva realizou uma importante defesa em finalização de Guerrero dentro da área. E no início do segundo tempo, Riascos cruzou rasteiro pela direita, encontrando Jorge Henrique, que finalizou de perna direita para abrir o placar. No jogo de volta, o Vasco assegurou a classificação para as quartas de final com um empate em 1 a 1.
– Lembro-me bem daquele confronto – declarou Jorginho ao ge.
– É sempre especial. Por ter atuado em ambas as equipes e, posteriormente, ter treinado o Vasco, é algo realmente significativo. As duas equipes se respeitam muito, independentemente da fase de cada uma. Iniciar vencendo o Flamengo já representa um grande feito, todos ficam felizes. O mesmo vale para o outro lado. Sempre é marcante iniciar um trabalho superando seu maior rival. Foi um momento crucial para mim, uma situação delicada – completou o treinador.
Fonte: ge