O Vasco retorna a Fortaleza para enfrentar o Ceará pelo Campeonato Brasileiro, após cinco anos. Curiosamente, o último encontro no Castelão também foi na quarta rodada do torneio e evoca emoções contraditórias entre os torcedores vascaínos. Naquela partida, o clube alcançou a liderança após uma vitória convincente sobre o Ceará, mas acabou enfrentando um destino complicado ao final do campeonato.
No dia 20 de agosto de 2020, o Vasco derrotou o Ceará por 3 a 0, com gols de Cano, Fellipe Bastos e Ribamar. O jogo ocorreu sem público, devido às restrições da pandemia de Covid-19. O ge recorda os principais momentos dessa partida abaixo.
Fellipe Bastos e Cano, Ceará x Vasco — Foto: LC MOREIRA/ESTADÃO CONTEÚDO
Vitória convincente
O primeiro tempo foi dominado pelo Ceará, que teve maior controle de jogo e finalizou mais vezes: 7 chutes contra apenas 2 do Vasco. O time treinado por Guto Ferreira, no entanto, não conseguiu finalizar com precisão, criando pouco perigo para o goleiro Fernando Miguel. Assim, o placar permaneceu zerado no intervalo.
O segundo tempo seguiu com o Ceará mantendo a posse de bola e finalizando mais, mas pouco efetivo. O Vasco, por outro lado, foi eficiente em sua primeira chance de perigo. Aos 22 minutos, Benítez recuperou a bola e passou para Andrey, que deixou Cano livre para marcar. Na sequência, Fellipe Bastos balançou a rede com um belo gol, após mais uma jogada iniciada pelo argentino. Por fim, Ribamar completou o placar nos minutos finais. (Reveja os gols no vídeo abaixo).
Liderança precoce e o auge do “Ramonismo”
A vitória no Castelão colocou o Vasco na liderança do Campeonato Brasileiro de 2020 naquela rodada. Ramon Menezes conquistou sua quinta vitória consecutiva como técnico, sendo a terceira seguida na competição. Os bons resultados animaram a torcida, que atribuía o ótimo desempenho à filosofia de jogo conhecida como “Ramonismo”.
Entretanto, a alegria durou pouco. Após um começo promissor, o Vasco começou a enfrentar dificuldades e acumulou uma série de resultados ruins. Ramon foi demitido após quatro jogos sem vencer, deixando o clube após uma derrota por 3 a 0 para o Bahia, na 14ª rodada, quando a equipe ocupava o décimo lugar, com 18 pontos.
Ramon Menezes, Botafogo x Vasco — Foto: André Durão / ge
Ramon havia sido anunciado como sucessor de Abel Braga em 30 de março daquele ano e deixou o Vasco depois de pouco mais de seis meses e 16 partidas. Ao todo, foram 8 vitórias, 3 empates e 5 derrotas.
Após a saída de Ramon, o Vasco não conseguiu retomar o bom desempenho, passando por dificuldades sob o comando de Ricardo Sá Pinto e, posteriormente, Vanderlei Luxemburgo. Com ambos os técnicos, o Vasco perdeu posições e acabou chegando à zona de rebaixamento, finalizando o campeonato em 17º lugar, com 41 pontos, e sendo rebaixado para a Série B.
Agora, o Vasco se prepara para enfrentar o Ceará novamente no Castelão, desta vez na quarta rodada do Campeonato Brasileiro, às 21h30 (de Brasília). Curiosamente, a equipe tem a chance de assumir a liderança na classificação ao final da rodada. O Vasco é atualmente o quarto colocado, com 6 pontos – um a menos que o líder Flamengo, enquanto o Ceará está na oitava posição, com 4 pontos.
Fonte: ge