Depois de assinar o Acordo de Ajustamento de Conduta (AAC), o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) deu o aval para a operação realizada em São Januário durante a partida entre Vasco e Coritiba, ocorrida na última quinta-feira (21). A vitória expressiva do Vasco marcou o primeiro jogo com o acordo em vigor e com a utilização do sistema de reconhecimento facial.
O resultado positivo para o Grupo de Trabalho
O procurador-geral do estado, Luciano Mattos, esteve presente em São Januário juntamente com o secretário de segurança do Rio de Janeiro, coronel Luiz Henrique Pires, e comentou sobre a importância do resultado positivo da operação para a implementação do Grupo de Trabalho.
“As medidas serão implementadas seguindo o cronograma do AAC. Mas foi importante iniciar os testes do reconhecimento facial e também acompanhar junto ao Vasco, à PM e à Prefeitura a operação do jogo para dar orientações ao futuro GT São Januário. O MP já possui um programa de classificação de risco que apenas precisa ser adaptado a esses novos protocolos”, disse Mattos.
A volta da torcida a São Januário e o manifesto cruz-maltino
O Vasco goleou o Coritiba por 5 a 1 no confronto que marcou o retorno da torcida a São Januário. Nas arquibancadas, os torcedores cruz-maltinos exibiram um mosaico com a frase “resistiremos”, em forma de protesto contra o elitismo e o racismo envolvidos no fechamento do estádio.
Fonte: Lance!