Na sexta-feira (18/04), feriado de Sexta-feira Santa, as estações abrirão mais cedo, às 5h30, uma hora e meia antes do horário habitual em feriados, e fecharão às 23h.
No sábado (19/04) e no Domingo de Páscoa (20/04), o metrô funcionará nos horários regulares de final de semana: das 5h à meia-noite no sábado e das 7h às 23h no domingo.
Evento de pagode no Engenhão e jogo no Maracanã no sábado
No sábado, ocorrerá o evento “Tardezinha” no estádio Nilton Santos (Engenhão). Para isso, o MetrôRio estenderá o funcionamento da estação Central do Brasil/Centro, no acesso A, que conecta com os trens da SuperVia, até às 2h da madrugada. As demais estações operarão normalmente, das 5h à meia-noite no sábado, mas depois da meia-noite, estarão abertas apenas para desembarque. A concessionária recomenda que o público se antecipe e utilize a estação Central do Brasil/Centro para desembarque, a qual oferece integração com os trens da SuperVia, em direção ao estádio.
No retorno, os passageiros poderão seguir da estação Central do Brasil/Centro para as estações das linhas 1 e 4, indo para Uruguai/Tijuca ou Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. Para a linha 2, os trens partirão da estação Central em direção à Pavuna. Durante esse período, não haverá integração com os trens urbanos nas estações Maracanã e São Cristóvão do MetrôRio, sendo a integração somente na Central do Brasil/Centro.
Além disso, no sábado, o Vasco enfrentará o Flamengo no Maracanã, às 18h30, pelo Campeonato Brasileiro 2025. Haverá um aumento no efetivo de segurança e operadores de estação durante todo o evento, principalmente nas estações próximas ao estádio, sendo o metrô a melhor opção de transporte para os torcedores.
Feriados de Tiradentes e de São Jorge
Na segunda-feira (21/04), feriado de Tiradentes, e na quarta-feira (23/04), feriado de São Jorge, as operações do metrô ocorrerão das 7h às 23h, seguindo o horário típico dos feriados.
Já na terça-feira (22/04), o metrô funcionará no horário regular de dia útil, das 5h à meia-noite.
O Posto de Gratuidade na estação Central do Brasil/Centro não atenderá entre os dias 18 e 23/04, e estará disponível novamente a partir de quinta-feira (24/04).
Os passageiros podem planejar suas viagens e acompanhar em tempo real o status das linhas 1, 2 e 4 pelo aplicativo do MetrôRio, disponível para Android e iOS.
Meios de pagamentos aceitos para agilizar o embarque no sistema metroviário
A concessionária sugere o uso do pagamento por aproximação, disponível em cartões de crédito e débito das bandeiras Visa, Elo e Mastercard, ou em dispositivos com tecnologia NFC, como smartphones, relógios e pulseiras. Também é recomendável antecipar a compra ou recarga dos cartões de passagem (Giro, unitário do MetrôRio ou Riocard Mais), incluindo o retorno, para facilitar a entrada no sistema. Os créditos podem ser adicionados pelo site, pelo aplicativo do MetrôRio ou pelo app RecargaPay.
SERVIÇO
Horários de funcionamento do metrô nos feriados de Semana Santa (18/04), Tiradentes (21/04) e São Jorge (23/04)
Metrô – Linhas 1, 2 e 4
Sexta-feira (18/04): das 5h30 às 23h.
Sábado (19/04): das 5h à meia-noite, com extensão de horário para embarque na estação Central do Brasil/Centro até as 2h, e as demais estações apenas para desembarque após meia-noite.
Domingo (20/04), segunda (21/04) e quarta-feira (23/04): das 7h às 23h.
Terça-feira (22/04): das 5h à meia-noite
Transferência entre as linhas 1 e 2
Sexta (18/04), sábado (19/04), domingo (20/04), segunda (21/04), terça (22/04) e quarta-feira (23/04): no trecho compartilhado entre Central do Brasil/Centro e Botafogo
Fonte: MetrôRio