De acordo com dados levantados pelo Espião Estatístico, nos 15 confrontos realizados até o momento (13 pelo Carioca e dois pela Copa do Brasil), o Vasco foi alvo de 209 finalizações, resultando em uma média de quase 14 por jogo.
Para efeito de comparação, o segundo colocado no ranking é o Botafogo, com 174 finalizações sofridas (média de 10 por partida).
A vulnerabilidade defensiva tem sido a principal preocupação nas análises do Vasco neste início de temporada, especialmente nos últimos embates. O clube também lidera em finalizações com direção ao gol sofridas (76) dentre os times da Série A – com o Fortaleza ocupando o segundo lugar, com 58.
O confronto em que o Vasco foi mais pressionado defensivamente foi no primeiro duelo da semifinal do Carioca, quando o Nova Iguaçu finalizou 24 vezes, sendo 17 delas em direção ao gol. O goleiro Léo Jardim manteve o empate em 1 a 1 em uma atuação inspirada, sendo o destaque da partida.
Outro dado negativo é que o Vasco apresenta a pior média de gols sofridos por jogo entre os clubes da Série A nesta temporada, totalizando 16 em 15 partidas. O Botafogo também sofreu 16 gols até o momento, mas disputou 17 jogos. Confira o top-5 do ranking:

Após ficar de fora da final do Campeonato Carioca, Ramón Díaz e sua equipe técnica terão cerca de um mês para solucionar essa questão, visto que a próxima partida do Vasco está agendada somente para a segunda semana de abril, na estreia do Brasileirão diante do Grêmio.
Fonte: ge