O retorno do Vasco ao NBB após quatro temporadas trouxe consigo um reforço de peso: o experiente ala Marquinhos, que teve passagem marcante pelo Flamengo e foi titular do São Paulo na última temporada. Apesar de estar acostumado com a posição de destaque, o jogador de 39 anos tem contribuído saindo do banco nas partidas do Cruz-maltino, mostrando que sua experiência tem sido fundamental para a equipe.
O Vasco de Marquinhos enfrentará o Franca hoje (04), às 20h (de Brasília), no Ginásio de São Januário. A partida será transmitida ao vivo no canal do UOL Esporte no YouTube.
Retornando às origens
Antes de se tornar ídolo no Flamengo, Marquinhos teve uma breve passagem pelo Vasco em 2003, aos 19 anos. Naquela época, o ala jogou uma temporada no clube carioca, emprestado pelo Pesaro, da Itália.
DE VOLTA PARA CASA! 🏀
Marquinhos disputou o Campeonato Brasileiro pelo Vasco da Gama em 2003.
O CRAQUE AGORA RETORNOU! pic.com/EOrzgGnBCN
Foi no Rubro-Negro que Marquinhos se firmou como um dos grandes nomes da história do NBB. Com a camisa do Flamengo, o ala conquistou seis títulos brasileiros, venceu três prêmios de MVP — recorde da liga — e é o segundo maior pontuador do campeonato em todos os tempos.
Nas últimas duas temporadas, o veterano defendeu o São Paulo, chegando perto de mais um título, mas sem conseguir a conquista. Após o término do contrato, Marquinhos esteve próximo de acertar com o Atlético Biguá, do Uruguai, porém, acabou optando por permanecer no NBB.
Agora, Marquinhos assume um novo papel. Esperava-se que ele, como um dos destaques do vice-campeão brasileiro, fosse titular na formação do elenco do Vasco. No entanto, o ala tem atuado como o sexto homem saindo do banco. O jogador parece estar se adaptando bem a essa nova função e tem se destacado no bom início de temporada da equipe carioca.
Brigando na parte de cima da tabela
O Vasco tem se destacado positivamente entre as equipes que retornaram ao NBB nesta temporada. Enquanto Mogi Basquete e o Botafogo ocupam as últimas posições, o Cruz-maltino tem um aproveitamento de playoffs, com mais vitórias do que derrotas.
A tabela favorável também tem contribuído para o bom momento do Vasco. Das sete vitórias conquistadas até o momento, a equipe enfrentou adversários com desempenho negativo nesta temporada.
Outra surpresa é o desempenho de Paulichi nesta temporada. Após passagens discretas por Pato Basquete e União Corinthians, o ala-pivô tem dobrado sua média de pontos por jogo — de 7 para 14 —, conquistando a melhor eficiência de sua carreira.
Além de Marquinhos, a experiência também é representada por Cauê, de 35 anos, outro destaque da equipe como líder de assistências na liga, com média de 7,6 por jogo. Gustavo Basílio, ala de 32 anos, é outro veterano que tem papel relevante na rotação do técnico Leonardo Figueiró.
Fonte: Uol