A expectativa era pela estreia de Payet, mas quem entrou no segundo tempo e mudou completamente o rumo do jogo contra o Bahia foi Marlon Gomes. O meio-campista, que vinha sendo esquecido e não tinha tido boas atuações recentemente, teve sua melhor performance sob o comando de Ramón Díaz, foi fundamental para o empate na Arena Fonte Nova e se mostrou como uma opção forte para se tornar titular.
Desde a chegada da nova comissão técnica em julho, o desempenho de Marlon não estava em evidência. Em sete jogos com Ramón Díaz no comando, ele foi titular apenas em uma partida, contra o Bragantino, onde não teve uma boa atuação e foi substituído no intervalo.
Com o treinador argentino, Marlon nem sequer entrou em campo em três das sete partidas e jogou um total de meros 138 minutos. Contudo, os últimos 45 minutos contra o Bahia no último domingo podem mudar a perspectiva do jogador dentro do elenco. Além de sofrer o pênalti que resultou no gol do Vasco, o jovem de 19 anos alterou a dinâmica da equipe, que dominou o segundo tempo na Arena Fonte Nova.
– Juntamente com a mudança tática da equipe no segundo tempo, com Payet atuando atrás dos dois atacantes, a entrada de Marlon Gomes também foi crucial. Em minha opinião, ele trouxe uma agilidade ao meio-campo, fez o Vasco jogar em um ritmo mais rápido, conseguir manter a posse de bola e ser mais ofensivo. Tudo isso contribuiu para a mudança no panorama da partida. O impacto de Marlon foi até mais evidente que o de Payet – analisou o comentarista Carlos Eduardo Mansur, no programa Redação Sportv.
Para o comentarista Rodrigo Coutinho, a titularidade de Marlon Gomes está diretamente relacionada à opção tática da comissão técnica. Se Ramón Díaz optar por manter a mesma formação utilizada no segundo tempo contra o Bahia, as chances de Marlon ser titular aumentam.
– Até para desempenhar a função que ele exerceu ao entrar no jogo, Marlon se sai melhor que Praxedes. Defender em formato de losango tem essa particularidade. Nesse esquema, é preciso ter jogadores extremamente ágeis e capazes de cobrir uma grande área do campo rapidamente. Marlon é um meio-campista com essas características. Ele se encaixaria muito melhor nesse sistema. Se a proposta de Ramón Díaz for manter esse losango no time para encaixar Payet, Marlon será titular do Vasco – comentou Rodrigo Coutinho.
Aos 19 anos, Marlon Gomes é, sem dúvida, o jogador jovem do elenco do Vasco que mais gera expectativas, inclusive financeiras. Após se destacar e ser titular em grande parte da Série B no ano passado, o meio-campista foi um dos destaques na conquista do Sul-Americano sub-20 e também teve uma boa participação no Mundial da categoria neste ano.
O bom desempenho pela seleção sub-20 chamou a atenção de clubes estrangeiros, que estão monitorando a situação de Marlon Gomes. O jogador também foi convocado por Ramon Menezes para a seleção olímpica, que participará de dois amistosos contra Marrocos. Contudo, no Vasco, Marlon ainda não conseguiu ter uma sequência sólida de boas atuações na atual temporada.
Fonte: ge