O primeiro dia do “Fórum de Futebol” foi um golaço! Criado pelo Gerente de Futebol do Botafogo, Augusto Oliveira, esse evento inovador trouxe à tona debates entre feras do esporte sobre os principais desafios e oportunidades do futebol brasileiro, tudo no Estádio Nilton Santos.
A abertura oficial aconteceu na última quinta-feira (7), com um bate-papo focado em “Gestão de cenários esportivos e econômicos no futebol”. A apresentação foi da comentarista do Botafogo Podcast da Botafogo TV, Fernanda Maia, e contou com a presença de Alessandro Brito (Diretor de Gestão Esportiva – Botafogo), Pedro Martins (Diretor de Futebol – Botafogo), Anderson Santos (Diretor Financeiro – Botafogo), Bruno Costa (Diretor Executivo de Futebol – Fortaleza EC SAF), Jonas Decorte Marmello (Vice-Presidente Executivo – Botafogo), Zada Leonardo (Gerente de Futebol – Volta Redonda FC), Branco (Coordenador das Categorias de Base – CBF) e Marcelo Sant Ana (Diretor Executivo – Vasco da Gama SAF).
O segundo painel fez um apito para um tema importante: a presença feminina nos clubes de futebol. Com Fernanda Maia novamente no comando, o debate contou com as participações de Mariana de Carvalho Mendonça (Gerente de Gente, Performance e Projetos – Botafogo), Emily Gonçalves (Psicóloga – Fluminense FC), Isabela Pais (Nutricionista das Categorias de Base – Botafogo), Carol Muniz (Psicóloga – CR Flamengo), Sarah Ramos (Fisiologista – CR Vasco da Gama), Debora Froquet (Analista de Gente e Cultura – Botafogo) e Vanessa Campos (CEO – Instituto Bola Pra Frente).
Na terceira atividade do dia, os holofotes estavam voltados para a janela de transferências e suas consequências operacionais. Participaram desse embate: Alessandro Brito (Diretor de Gestão Esportiva – Botafogo), Eduardo Dias (CEO – Footure Football Company), Raphael Rezende (Coordenador de Scout – Botafogo), Bruno Costa (Diretor Executivo de Futebol – Fortaleza EC SAF), André Alves (Diretor do Jurídico do Futebol – Botafogo) e Maíra Roriz Boshoff (Advogada Sênior do Futebol – Botafogo).
Em seguida, discutimos os desafios do planejamento e da gestão das rotinas que impactam a logística nos clubes de futebol no Brasil. Flávia Gonçalves F. Merheb, Gerente de Suprimentos do Botafogo, mediou a conversa, que contou com a presença de Adriano Colares (Supervisor de Futebol – Botafogo), Jorge Santana (Diretor Operacional – Amaranto), Rodrigo Ernesto (CEO – Off Side Logística Esportiva), Júlio Manso (Supervisor de Futebol – Fortaleza EC SAF) e Clauber Rocha (Gerente de Supervisão – Vasco da Gama SAF).
(Continuação no post seguinte)
(Continuação)
O quinto painel do “Fórum do Futebol” trouxe um case de sucesso sobre o novo Núcleo de Saúde e Performance do Botafogo, em parceria com a Rede Lifefit. O Gerente de Saúde e Performance, Marcos Antonio Cezar, mediou essa troca de experiências que contou com: Fábio Azevedo (Coordenador do Departamento de Fisioterapia – Botafogo), Dr. Gustavo Dutra (Coordenador Médico – Botafogo), Rodrigo Saar (Fisiologista – Botafogo), Rodrigo Vilhena (Nutricionista – Botafogo) e Luiz Felipe (Preparador Físico/ Força e Condicionamento – Botafogo).
Para encerrar o primeiro dia com chave de ouro, o último bate-papo teve como foco: “Núcleo Saúde e Performance: Trabalho integrado no futebol” e teve a participação de profissionais como Jorge Pagura (Presidente da Comissão Médica e Combate à Dopagem – CBF), Dr. Gustavo Caldeira (Diretor Médico – Vasco), Márcio Puglia Souza (Coordenador do Departamento de Fisioterapia – Flamengo), Gustavo (Sócio Proprietário – Odontofitness), Joel Carli (Coordenador de Futebol – Botafogo), Tiago Lopes (Preparador Físico – Botafogo) e Juliano Spineti (Coordenador do Departamento de Fisiologia – Fluminense).
O Fórum do Futebol seguiu firme nesta sexta-feira (8) com uma programação que visa promover diálogos abertos sobre as tendências esportivas e discutir as atualizações gerais no futebol.
Fórum de Futebol 2024 ⚽
Após mais um dia repleto de produtividade e alto nível, o Fórum de Futebol realizado pelo Botafogo encerrou com uma repercussão incrível e todos os objetivos alcançados. Esse evento inovador trouxe vozes relevantes para debater os principais desafios e oportunidades que impactam o presente e o futuro do futebol no Brasil, com um segundo e último dia repleto de palestras, painéis e debates cruciais. O técnico do Botafogo, Artur Jorge, foi o convidado de honra e ministrou uma palestra aos presentes.
A primeira atividade do dia foi mediada pela comentarista da Botafogo TV, Hanna Santos, e teve como tema central o Futebol Feminino, discutindo o cenário atual e os principais desafios do desenvolvimento. Caio Barroco (Diretor de Futebol Feminino – Botafogo), Cleo Prado (Diretora de Futebol Feminino – São Paulo FC), Rosana Augusto (Treinadora da Seleção Brasileira Feminina Sub 20), Mayara Bordin (Coordenadora Liaison – Botafogo), Cris Gambaré (Diretora de Futebol Feminino – CBF) e Amanda Storck (Gerente de Futebol Feminino – Fluminense) foram os destaques desse bate-papo.
Com a mediação da Gerente Comercial do Botafogo, Paula Young, o segundo painel debateu as variáveis que impactam a gestão do patrocínio esportivo e operações de arena, contando com a presença de Rafael Ganem (Diretor Comercial – Botafogo), Alexandre Costa (Diretor de Operações – Botafogo), Filipe Dias (Sócio na LiveMode), Christian Portella Piva (Coordenador de serviços às Equipes e Operação de Arena – Botafogo) e Rafael Rizzo (Diretor Plataforma Futebol – AMBEV).
A terceira roda de conversa do dia focou nas categorias de base. Diego Mello, Vice-diretor das Categorias de Base do Botafogo, comandou a dinâmica com o tema: “Captação de atletas, montagem de equipes e desenvolvimento individual no futebol”. Os convidados foram: Leonardo Coelho de Oliveira (Diretor das Categorias de Base – Botafogo), Rodolfo Kumbrevicius (Coordenador de Captação – Botafogo), Robson Ramos (Vice-presidente – Azuriz FC), Próspero Paoli (Instrutor da CBF Academy), Willian Santos (Scout – Botafogo), Victor Passeri (Gerente das Categorias de Base – Red Bull Bragantino) e Marcelo Grimaldi (Treinador de Goleiros – Botafogo).
(Continuação no próximo post)
(Continuação)
O quarto debate se concentrou em Comunicação e Estratégias de Marketing no futebol e trouxe a expertise de Julio Gracco (Diretor de Comunicação – Botafogo), Karolline Lutti (Coordenadora de Marketing – Botafogo), Mariana Egert (Gerente de Comunicação e Branding – Kenner), Pedro Souto (Diretor de Marketing – Botafogo), João Pedro (Gerente de vendas – Reserva), Gabriel Assis (Gerente de Marcas e Eventos – Botafogo) e Rodrigo Reda Gonçalves (Sócio proprietário – MM Aluguel de Carros).
Concluindo o evento em grande estilo, o último painel abordou “O clube de futebol como agente transformador: reflexões sobre o desenvolvimento de atletas” e teve as participações de Carlos Eduardo (Coordenador Técnico das Categorias de Base – Botafogo), Olimpio Jayme Neto (Diretor das Categorias de Base – Vila Nova FC), Maristela Eleuterio (Coordenadora Serviço Social – Botafogo), Rodrigo Chipp (Coordenador Técnico e Metodológico das Categorias de Base – Botafogo), Prof. Dr. Paulo Ribeiro (Psicólogo – Botafogo), Rodrigo Dias (Diretor das Categorias de Base – Vasco da Gama SAF) e Leonardo Chucrute (CEO – Colégio ZeroHum).
O evento foi uma grande oportunidade para fortalecer vínculos e promover diálogos enriquecedores entre os protagonistas do futebol nacional, visando não apenas o crescimento das instituições, mas também a transformação estrutural do futebol brasileiro. Sem dúvida, este foi apenas o primeiro de muitos que ainda estão por vir! ⭐ 🔥
Fonte: Linkedin SAF Botafogo