O grupo interino que administra o Maracanã – com gestão compartilhada entre Flamengo e Fluminense – enviou uma resposta à notificação da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) referente às acusações de proibição de garrafas d’água na entrada do jogo entre Nova Iguaçu e Vasco, em um dia em que o Rio de Janeiro registrou sensação térmica de 62,3ºC. A administração assegurou que provê assistência de hidratação aos torcedores durante as partidas no estádio.
Detalhes do caso
A Senacon compartilhou com o UOL as respostas do consórcio à notificação recebida na última semana. O duo Flamengo e Fluminense se pronunciou tanto sobre a permissão da entrada com recipientes de água – algo exigido por lei – quanto sobre os pontos de hidratação disponíveis aos torcedores já dentro do Maracanã.
Em relação à entrada de torcedores com água, o grupo respondeu: “Os orientadores informam aos torcedores, na entrada do Estádio Jornalista Mário Filho (‘Maracanã’), sobre a permissão de ingresso com garrafas plásticas transparentes de até 500ml para hidratação”.
Sobre os locais de hidratação dentro do Maracanã, a administração afirmou: “Bebedouros estão disponíveis em várias áreas do Estádio para permitir a hidratação gratuita do público, e também há diversos pontos de venda de alimentos e bebidas facilmente acessíveis aos torcedores”.
Torcedores relatam proibições, bebedouros inoperantes e falta de água nos bares
Torcedores contataram a Senacon alegando terem sido impedidos de entrar com garrafas d’água no confronto entre Nova Iguaçu e Vasco, válido pela semifinal do Campeonato Carioca.
Nas redes sociais, diversos relatos apontavam para a existência de bebedouros fora de serviço no estádio. Além disso, houve reclamações sobre bares sem água disponível para venda já durante o intervalo da partida. O UOL testemunhou duas torcedoras passando mal devido ao calor, sendo prontamente auxiliadas por funcionários do Maracanã.
Ferj não responde e é notificada novamente
A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) não se pronunciou em resposta à notificação da Senacon. A Secretaria Nacional do Consumidor comunicou que a entidade foi contactada novamente na última terça-feira (26).
Fonte: UOL