Em meio às várias mudanças promovidas pelo técnico Ramón Díaz, a ascensão surpreendente de Maicon tem sido um dos destaques recentes. Como titular contra o Bahia, o zagueiro teve uma excelente atuação e dissipou qualquer dúvida sobre sua contratação. Afinal, ele era apenas um reserva no Santos, não vinha de temporadas promissoras e já possui 34 anos. Com a suspensão de Gary Medel por acumulação de cartões amarelos, Maicon permanecerá no time no clássico contra o Fluminense, no dia 16, no Estádio Nilton Santos.
Anunciado como reforço em 28 de junho, o defensor entrou em campo na derrota para o Cruzeiro, em São Januário, quando ainda estava sob o comando do interino William Batista. Com a chegada do argentino, no entanto, Maicon foi para o banco de reservas e ficou um mês e meio sem atuar. Surgiram notícias de que a comissão técnica havia percebido que o camisa 4 estava com sobrepeso, com dificuldades na saída de bola e, por isso, preferia não escalá-lo.
Liderança dentro e fora de campo
Aos poucos, Maicon começou a se destacar cada vez mais com a sua voz no dia a dia e nos vestiários das partidas. Com um perfil de liderança, o zagueiro acumula mais de 250 jogos pelo Porto e São Paulo, por exemplo. Ele ajuda os jovens jogadores e se integrou completamente ao grupo.
Em uma partida contra o Atlético-MG, no Maracanã, há duas semanas, Maicon teve a chance de entrar como substituto no segundo tempo e contribuiu para conter jogadores como Hulk. Em seguida, com a suspensão de Léo, ele foi o escolhido para enfrentar o Palmeiras, concorrendo com Capasso, Miranda e Zé Vitor, e novamente teve uma excelente atuação. No final das contas, o Vasco sofreu apenas um gol no Allianz Parque, e foi de falta.
Aproveitando mais uma oportunidade, dessa vez devido à ausência de Zé Gabriel (Medel foi movido para o meio de campo), Maicon conseguiu fechar a defesa diante do Bahia. Curiosamente, ele não estava envolvido no gol sofrido pela equipe adversária. De acordo com os números do Sofascore (veja abaixo), Maicon liderou a equipe nas ações defensivas gerais, com destaque para cinco cortes bem-sucedidos. Além disso, ele demonstrou mais agilidade em sua movimentação em comparação com seu primeiro jogo, e tem tudo para se tornar uma peça importante na luta contra o rebaixamento no Brasileirão.
#Brasileirão 🇧🇷
Maicon entre todos os jogadores no Bahia 1-1 Vasco:
1º em ações defensivas (10)
1º em cortes (5)
1º em desarmes (2)
1º em interceptações (2)
1º em faltas cometidas (0)
1º em passes longos bem-sucedidos (7)
2º em passes certos (44)
2º na avaliação Sofascore (7.1)
#Brasileirão 🇧🇷
Maicon entre todos os jogadores no Bahia 1-1 Vasco:
1º em ações defensivas (10)
1º em cortes (5)
1º em desarmes (2)
1º em interceptações (2)
1º em faltas cometidas (0)
1º em passes longos bem-sucedidos (7)
2º em passes certos (44)
2º na avaliação Sofascore (7.1)
Fonte: Jogada 10