Ramón Díaz terá um elenco mais forte para enfrentar o Grêmio, com quatro jogadores que estavam suspensos retornando ao Vasco, incluindo Maicon. A ausência do zagueiro na derrota para o Corinthians foi muito sentida.
A defesa mostrou fragilidade na derrota em São Januário, sofrendo quatro gols. Apesar do ataque ter caído de rendimento na parte final do segundo tempo, o setor defensivo esteve vulnerável durante toda a partida, especialmente no jogo aéreo.
Durante a partida, o Vasco sofreu dois gols de cabeça do atacante Ángel Romero, que tem 1,75m de altura. Sem Maicon, o zagueiro Medel (1,71m) teve dificuldades em parceria com Capasso, resultando em vulnerabilidade no jogo aéreo.
Mesmo sendo baixo, Medel é um zagueiro consistente, mas a presença de Maicon, com 1,91m, é crucial no jogo aéreo, compensando a estatura do companheiro.
Estatísticas mostram a dificuldade do Vasco no jogo aéreo defensivo na ausência de Maicon. Nos últimos sete jogos, o clube sofreu oito gols, sendo metade deles (4) pelo alto, em três partidas em que Maicon não estava em campo.
Além dos dois gols de cabeça do Corinthians, Maicon não estava em campo quando o Goiás marcou um gol de cabeça, no empate por 1 a 1, na Serrinha.
O único gol sofrido em jogada aérea nos 14 jogos em que Maicon esteve em campo pelo Vasco foi na vitória por 2 a 1 contra o América-MG, em São Januário, quando Mastriani marcou nas costas do zagueiro. Nesse dia, Maicon teve um desempenho raro com a camisa do Vasco.
Com Maicon em campo, o Vasco conquistou 24 pontos em 15 jogos, com um aproveitamento de 53,3%, incluindo seis vitórias, seis empates e três derrotas. O time marcou 16 gols e sofreu nove.
Maicon foi titular na maior sequência invicta do Vasco na temporada, com seis jogos sem perder antes da derrota para o Corinthians, sofrendo apenas três gols nesse período.
Além de Maicon, outros dois zagueiros estarão disponíveis para Ramón no domingo: Léo e Robson Bambu retornam depois de cumprir suspensão. O meio-campista Marlon Gomes também reforça a equipe em Porto Alegre.
Fonte: ge