Líder da defesa do Vasco ao lado de Medel, o zagueiro Maicon está vivendo seu melhor momento no clube carioca. O jogador, que vem se consolidando como titular, teve uma atuação destacada no clássico contra o Botafogo. Além de contribuir para que o time não sofresse gols pelo segundo jogo consecutivo, o defensor também participou da jogada do gol na vitória por 1 a 0 em São Januário.
Com origens em Minas Gerais, Maicon deseja compartilhar seu momento positivo com o Mamoré, equipe que o lançou no futebol e que está na briga pelo acesso na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro (veja o vídeo abaixo).
O time de Patos de Minas, que disputa a competição correspondente à terceira divisão estadual, está buscando o acesso ao Módulo 2 e está a dois jogos de concretizar esse objetivo. No próximo sábado, o Mamoré enfrentará o Guarani-MG na primeira partida da semifinal.
Nascido em Planura, no Triângulo Mineiro, Maicon foi descoberto por Pael, ex-jogador que era assistente técnico do Mamoré. Em 2005, o atleta participou do Campeonato Mineiro sub-20 pelo time de Patos de Minas. Durante o torneio, olheiros do Cruzeiro foram à cidade para observar outro jogador, mas foi Maicon, então com 17 anos, quem chamou atenção.
Após quatro meses na base do Mamoré, o jogador foi transferido para a Raposa. Maicon estreou como profissional em 2007. O zagueiro foi emprestado ao Nacional, de Portugal, na temporada 2008/2009, onde se destacou e chamou atenção do Porto.
No gigante português, o atleta conquistou o tricampeonato nacional em 2010/11, 2011/12 e 2012/13, além do bicampeonato da Taça de Portugal e a Liga Europa de 2010/11. Ao todo, foram nove títulos pelo Porto.
Após sete temporadas no futebol português, o zagueiro foi contratado pelo São Paulo, onde ganhou destaque no futebol brasileiro. Em 2016, Maicon integrou o elenco que alcançou as semifinais da Libertadores pelo Tricolor paulista.
Em seguida, Maicon foi transferido para o Galatasaray, da Turquia, atuou pelo Al Nasrr, da Arábia Saudita, e teve uma passagem breve pelo Cruzeiro antes de ser contratado pelo Santos, onde permaneceu até chegar ao Vasco.
Fonte: ge