No Campeonato Brasileiro, Lucas Piton se destaca como um dos poucos jogadores do Vasco da Gama. O lateral-esquerdo lidera a competição em assistências, algo incomum para um defensor. Seus cruzamentos precisos têm sido um diferencial para a equipe, colocando-o no topo dessa estatística.
De acordo com os dados do Sofascore, Piton acumulou 35 participações com o Gigante no Brasileirão de 2023. Ele contribuiu com quatro assistências e teve um índice de acerto de 31% nos cruzamentos. Além disso, demonstrou solidez defensiva ao recuperar 157 bolas durante a competição.
Contratado no final do ano passado para a temporada de 2023, Lucas Piton, de 23 anos, é um produto da base do Corinthians. O Vasco teria desembolsado cerca de R$ 16,6 milhões por 60% de seus direitos econômicos, no entanto, o Corinthians ainda reivindica esse valor do clube cruzmaltino.
Piton se tornou uma das principais peças do Vasco na tentativa de evitar o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Após a derrota para o Corinthians, a equipe estacionou nos 42 pontos e complicou sua situação na tabela de classificação.
O Vasco ainda tem duas partidas a disputar nesta edição do Brasileirão, enfrentando o Grêmio fora de casa e o RB Bragantino em São Januário. Os comandados de Ramón Díaz precisam garantir vitórias nestes jogos e torcer por resultados negativos de seus concorrentes para permanecerem na Série A.