O ge bateu um papo com o comentarista esportivo angolano Romilsom Teixeira para trazer alguns dados, curiosidades e características do jogador.
Controvérsias e afastamento da seleção angolana
Em janeiro de 2024, Loide Augusto foi cortado da seleção de Angola após agredir o goleiro e companheiro de equipe, Kadú Monteiro, durante um treinamento em Bouaké, na Costa do Marfim, enquanto se preparavam para a Copa Africana de Nações.
O atacante já havia tido uma desavença com o treinador Pedro Monteiro por estar sendo utilizado como lateral-direito ou meia direita, posições que descontentavam Loide, que almejava um papel mais ofensivo. Após a briga com o goleiro, o atleta foi excluído da seleção e não foi mais convocado, como narra Romilsom:
– Isso ocorreu durante a Copa das Nações Africanas de 2023, que rolou em janeiro de 2024. Era um treino de preparação para o segundo jogo. O que pude apurar, com base em fontes da Federação Angolana de Futebol, é que, antes da agressão ao Kadú (que o próprio Loide confirmou em uma live), houve um desentendimento com o treinador. A discussão foi moderada, pois Angola jogava em um sistema com três zagueiros e era fundamental que ele atuasse como lateral ou meia direita, mas ele queria atuar em posições mais avançadas. Embora tenha jogado nessa posição em todos os clubes, ele não se adaptou e queria um papel mais destacado na parte ofensiva do time.
– Após a estreia da equipe, em que a atuação defensiva do Loide foi abaixo da crítica, o treinador decidiu testar Eddie Afonso, o lateral reserva, como titular em um treino, o que gerou revolta no jogador. Nesse mesmo dia, sem explicação aparente, ele atacou Kadú, e isso acabou resultando em sua saída da CAN. O que se comentou nos bastidores é que Loide estava enfrentando problemas comportamentais após a morte de seu pai, e o CAN aconteceu pouco tempo depois disso – explicou Romilsom.
Fundação no Sporting
Loide começou sua trajetória no futebol em um projeto chamado Escola de Futebol do Zango, em Angola. Depois, foi para as categorias de base do Sporting, em Portugal, e terminou sua formação no Farense, onde estreou como jogador profissional em 2021.
– Ele atuou apenas nas divisões de base em Angola e depois foi para a Academia do Sporting (Alcochete). Sua passagem foi discreta, mesmo tendo se destacado na formação e atraído a atenção dos grandes clubes angolanos. O fato de nunca ter jogado na primeira divisão o deixou um tanto apagado na mídia e sua popularidade começou a crescer quando estreou pela seleção nacional.
Logo em seu primeiro ano como profissional, o jogador foi convocado pela primeira vez para a seleção angolana. Foram sete jogos e um gol, até o episódio de indisciplina em janeiro de 2024.
– Loide teve poucas oportunidades e poucos jogos pela seleção, então ainda há pouco a se dizer sobre os Palancas Negras, mas até o confronto na CAN era muito admirado e valorizado, hoje, ainda é, mas essa situação manchou um pouco a imagem dele.
Ascensão no Mafra
A grande virada na carreira de Loide ocorreu no Mafra. O atacante chegou ao clube português na metade de 2022 e teve papel crucial para a recuperação da equipe, que estava lutando contra a zona de rebaixamento da segunda divisão.
Sob sua liderança em campo, o Mafra ficou quase três meses invicto e terminou a temporada em sexto lugar. Ao todo, foram 23 partidas, com nove participações diretas em gols – seis gols e três assistências. Suas boas performances chamaram a atenção, e Loide foi negociado com o Alanyaspor, da Turquia.
Melhor fase na Turquia
Ao assinar com o Alanyaspor, Loide encarou seu primeiro desafio em um clube de primeira divisão. Na temporada 2023/2024, o angolano acumulou 27 jogos – seu maior número de partidas em uma temporada como profissional – com três gols e duas assistências.
– No Mafra, ele brilhou, e na Turquia vive seu primeiro desafio em um time da elite, onde a exigência é bem maior. Acredito que nessa temporada 2023-2024 e na 2024-2025, Loide esteja vivendo o melhor momento da sua carreira. Ele está jogando onde gosta, como ponta, perto da área, com menos responsabilidades defensivas, o que o permite marcar mais gols e dar mais assistências. Ele joga de forma mais solta.
Paixão pelo Brasil e polêmicas nas redes
Perto dos amigos, o jogador sempre deixou claro seu amor pelo futebol brasileiro e ficou muito animado desde o início das conversas para se transferir para o Vasco.
Ele agitou as redes sociais e os fãs na última semana com duas transmissões ao vivo, onde expressou descontentamento com a postura rígida do Alanyaspor e seu desejo de atuar no Brasil.
– Ah, me deixem em paz! Nasci sozinho, não sou gêmeo. Não importa, os clubes precisam entender. Meu sonho sempre foi jogar no Brasil, de qualquer jeito. Não sufoquem o artista – disse Loide.
As declarações de Loide causaram desconforto em alguns diretores do Alanyaspor, e ele acabou divulgando um comunicado tentando esclarecer suas recentes aparições nas redes sociais. O atleta ressaltou que não teve a intenção de desrespeitar o clube e reiterou sua vontade de defender as cores do Vasco.
Mas essa não foi a única vez em que as declarações do jogador geraram controvérsias nas redes sociais. No ano passado, Loide também fez uma live criticando os dirigentes da Federação Angolana de Futebol e alguns colegas de equipe. O vídeo viralizou, e ele acabou fazendo uma segunda live, onde direcionou sua insatisfação para os torcedores, que ficaram decepcionados com suas falas, como conta Romilsom.
– Durante essa live, ele deixou claro que não tinha problemas com o treinador, mas que questionava a atuação de alguns dirigentes da federação. Depois, começou a criticar o ambiente dentro do grupo, falando mal de alguns jogadores, afirmando que há falsidade no meio deles, e que alguns tentam prejudicar outros.
– Após a primeira live viralizar, a repercussão foi imediata, e muitos torcedores expressaram sua insatisfação. Em seguida, ele decidiu fazer uma nova live se dirigindo aos torcedores. Nesta, era evidente que estava focado em agradar quem o assistia, mas mesmo assim, as falas da primeira live acabaram decepcionando muitos torcedores – explicou Romilsom.
Como Loide pode ajudar o Vasco?
– Ele é um jogador que se destaca em jogadas de um contra um e o drible é seu principal ponto forte. Com certeza, no Brasil, há muitos jogadores habilidosos, mas o Loide se destacará. Ele é rápido, cruza bem com ambas as pernas e pode servir Vegetti com frequência. Sua habilidade de finalizar de média distância também pode contribuir para o Vasco, apesar de sua função ser mais a de criador e não finalizador. Se jogadores como Coutinho e Payet o abastecerem com passes profundos, ele pode marcar muitos gols – afirmou Romilsom.
Fonte: ge