O Vasco começou com tudo no Campeonato Brasileiro e conseguiu sair da zona de rebaixamento. A campanha é parecida com a do Fortaleza, que em 2022 foi considerado candidato ao rebaixamento, mas deu a volta por cima.
O Leão do Pici chegou a ficar em último lugar, mas terminou conquistando uma vaga na Copa Libertadores. Para o Vasco, essa possibilidade é muito remota. De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a probabilidade é inferior a 1%.
Fora do Z4, o Vasco pode começar a sonhar com objetivos mais ambiciosos. Com a recuperação no Brasileirão, a equipe comandada por Ramón Díaz se tornou uma das revelações da competição, assim como o Fortaleza no ano passado. Após a 24ª rodada, o Leão do Pici tinha 30 pontos, quatro a mais que o Cruz-Maltino.
Ao final da campanha, time comandado por Juan Pablo Vojvoda terminou com 55 pontos, na 8ª posição, o que lhe rendeu vaga na fase eliminatória para a fase de grupos da Libertadores. Se o Vasco repetir a campanha, chegaria aos 51 pontos.
O que o Vasco pode alcançar com 51 pontos?
Com 51 pontos na classificação do Campeonato Brasileiro de 2022, o Vasco terminaria na 12ª posição, garantindo vaga na Copa Sul-Americana. Na edição atual, essa pontuação também garantiria uma vaga na competição internacional, com 99,4% de probabilidade, de acordo com os cálculos do Departamento de Matemática da UFMG.
Para sonhar com uma vaga na Libertadores, o Vasco teria que superar em muito a campanha do Fortaleza, que já foi surpreendente. Os cálculos da UFMG indicam que 67 pontos é o número mágico, que garantiria ao time 100% de probabilidade de classificação. Para isso, o Cruz-Maltino teria que conquistar 41 dos 42 pontos em disputa.
O melhor para o Vasco é focar jogo a jogo, posição por posição. No domingo (1), o Cruz-Maltino enfrenta o Santos, na Vila Belmiro, em um confronto direto na luta contra o rebaixamento, que ainda é a realidade e a prioridade do time vascaíno.
Fonte: Lance!