Nesta rodada, outro grande destaque foi o goleiro Léo Jardim, do Vasco, que ocupou a segunda posição na pontuação com 8,28, apenas atrás de Memphis, que obteve 8,29. Léo fez sete defesas, sendo três em situações claras de gol, no clássico contra o Flamengo.
O top-5 dos pontuadores da 5ª rodada incluiu também outro goleiro: Weverton, do Palmeiras, que defendeu um pênalti de Lucero no final da vitória do Alviverde por 2 a 1 sobre o Fortaleza, levando o time à liderança do campeonato.
Além deles, o meia Jhon Jhon, do Red Bull Bragantino, que marcou o gol da vitória contra o Cruzeiro, e o atacante Jhon Arias, do Fluminense, também se destacaram entre os maiores pontuadores da rodada.
No time ideal da 5ª rodada, o volante Erick Pulgar, do Flamengo, fez sua primeira aparição entre os melhores do ano. O lateral-esquerdo Marlon, ex-Cruzeiro, também se destacou em sua estreia pelo Grêmio no GreNal.
A seleção do Bola de Prata da 5ª rodada foi a seguinte: Léo Jardim (Vasco), Giay (Palmeiras), Santiago Mingo (Bahia), Lyanco (Atlético-MG) e Marlon (Grêmio); Pulgar (Flamengo), Jhon Jhon (RB Bragantino) e Everton Ribeiro (Bahia); Jhon Arias (Fluminense), Memphis Depay (Corinthians) e Eduardo Sasha (RB Bragantino). Técnico: Abel Ferreira (Palmeiras).
Seleção da 5ª rodada do Prêmio ESPN Bola de Prata Arte/ESPN
A seleção geral do Bola de Prata teve três alterações de jogadores e uma mudança no comando técnico: Renato Gaúcho (Fluminense) foi substituído por Abel Ferreira (Palmeiras), que também obteve a maior pontuação entre os treinadores na 5ª rodada.
Na lateral-direita, Daniel Borges (Mirassol), que marcou dois gols contra o Grêmio na 4ª rodada, assumiu a liderança no lugar de Samuel Xavier (Fluminense). Entre os meias, Alan Patrick, do Inter, que anotou um gol no clássico, retornou à seleção do Bola de Prata.
Memphis Depay foi incluído na seleção, enquanto Vegetti (Vasco) e Kaio Jorge (Cruzeiro) deixaram o time.
Depois da 5ª rodada, a seleção do Prêmio ESPN Bola de Prata ficou assim: Rafael (São Paulo), Daniel Borges (Mirassol), Thiago Silva (Fluminense), Léo Pereira (Flamengo) e Piquerez (Palmeiras); Danielzinho (Mirassol), Arrascaeta (Flamengo) e Alan Patrick (Internacional); Jhon Arias (Fluminense), Memphis Depay (Corinthians) e Ferreira (São Paulo). Técnico: Abel Ferreira (Palmeiras).
Seleção do Prêmio ESPN Bola de Prata após cinco rodadas Arte/ESPN
O Prêmio ESPN Bola de Prata continuará em 2024 com um formato de seleção mais flexível no meio e no ataque, não se limitando apenas a 4-4-2 ou 4-3-3. Na defesa, serão escolhidos o melhor goleiro, os dois melhores zagueiros e os dois laterais, um de cada lado. Nas outras seis vagas do time ideal, será obrigatório incluir um volante, um meia e um atacante.
Os três jogadores adicionais na seleção serão os que tiverem as maiores médias, independentemente da posição, com um limite de até 3 jogadores por posição. Assim, poderá haver, por exemplo, três volantes, dois meias e um atacante, ou um volante, dois meias e três atacantes. O esquema da seleção poderá variar a cada rodada.
Desde 2017, a pontuação é composta por 40% de estatísticas (de acordo com o Algoritmo DataESPN) e 60% das notas dadas pelos jornalistas.
Fonte: ESPN