O goleiro Léo Jardim, um dos principais jogadores do Vasco neste Brasileirão, pode atingir na próxima quarta-feira, contra o Bragantino, a marca de ter participado de todos os jogos desta edição do campeonato. Sua habilidade em evitar cartões foi crucial para essa conquista.
Há um turno inteiro, Léo Jardim está pendurado. Ele recebeu o segundo cartão amarelo justamente na partida contra o Bragantino no primeiro turno, em agosto – o outro foi no empate com o Fluminense, na quarta rodada.
O goleiro faz parte de um seleto grupo de jogadores que estiveram presentes em todos os 37 jogos do Brasileirão até agora, juntamente com os também goleiros Cássio (Corinthians) e Lucas Perri (Botafogo). O jogador mais próximo dessa marca no Vasco foi o lateral-esquerdo Lucas Piton, com 36 partidas.
Mesmo sendo um dos líderes do time, dentro de campo Léo Jardim adota uma postura mais moderada, evitando reclamações excessivas com árbitros, por exemplo. Portanto, não é surpresa que os dois cartões amarelos foram por retardar a saída de bola (confira no vídeo acima).
Nas 18 partidas em que esteve pendurado, o goleiro fez questão de evitar punições desse tipo, sabendo que qualquer atraso em uma reposição de bola poderia resultar em cartão, o que o impossibilitaria de jogar na partida seguinte.
Felizmente, durante esse período, Léo Jardim não teve que fazer faltas para evitar um gol ou situação semelhante.
No Vasco, o goleiro atingiu uma conquista pessoal: nunca havia disputado tantas partidas em uma única temporada em sua carreira. Ele encerrará o ano com 47 partidas. Seu recorde anterior foi em 2018/19, pelo Rio Ave, quando participou de 38 jogos.
Com Léo Jardim defendendo o gol, o Vasco enfrentará o Bragantino na quarta-feira, às 21h30 (horário de Brasília), em São Januário, no jogo mais importante do ano. A vitória é crucial para evitar o rebaixamento. Em caso de empate ou derrota, a equipe dependerá do resultado do jogo do Bahia.
Fonte: ge