O técnico Léo Figueiró liderou uma sessão de treinamento aberto de basquete do Vasco, nesta terça-feira (22), na loja da NBA, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O treinador experiente tem o desafio de comandar uma equipe recém-formada, já que o Cruz-Maltino está se reestruturando na modalidade para participar do NBB (Novo Basquete Brasil) na próxima temporada. Acima, assista ao depoimento completo do ex-jogador.
Responsabilidade de retomada do Vasco
– É uma grande responsabilidade estar envolvido no processo de retomada do Vasco, temos que ser realistas e alinhar bem as expectativas. Esta equipe estava inativa. Queremos montar uma base sólida e mostrar um novo Vasco da Gama, com um projeto sustentável e responsável de basquete. Temos uma camisa do Vasco com grande prestígio, então precisamos ter uma equipe combativa, engajada e que honre a camisa – disse o treinador após o término das atividades.
– Precisamos ser realistas, porque almejamos crescer. Não queremos que o Vasco jogue uma temporada no NBB e fique de fora por mais três anos. Devemos ir passo a passo, sem etapas puladas e com muita responsabilidade – complementou o treinador, semifinalista do NBB com o Botafogo na temporada 19/20.
Foco na defesa e características da equipe
No treinamento, Léo Figueiró enfatizou bastante a parte defensiva. O treinador vascaíno deixou claro que a equipe não pode permitir que os adversários arremessem sem serem contestados. Ao final do treinamento, ele explicou as características que pretende implementar nessa nova equipe do Vasco.
– Será uma equipe que jogará de forma rápida, mas com muita inteligência. Buscamos jogadores com alto QI de basquete, que entendam esse esquema. A defesa será combativa e forte para que sejamos competitivos. E o ataque será dinâmico – afirmou.
Experiência de Fabrício Russo
Nesse momento de reconstrução, o Vasco conta com um jogador muito experiente, Fabrício Russo. Com 15 temporadas disputadas no NBB, o ala-pivô de 38 anos deseja ajudar no desenvolvimento dos jogadores mais jovens desse elenco.
– Tenho muita experiência e aprendi um pouco com cada treinador e equipe. Essa equipe é uma mistura muito boa: tem jovens muito promissores e atletas com experiência no NBB. Esperamos que essa combinação seja bem-sucedida, vamos apoiar esses jovens talentosos. Tenho certeza de que esse trabalho que está começando agora irá dar certo – analisou.
Fonte: Lance!