O Botafogo incendiou o Brasileirão! Após quatro derrotas seguidas e cinco partidas sem vitória, há agora uma agitação: Botafogo, Grêmio e Palmeiras possuem 59 pontos, mas o Fogão está em primeiro devido ao seu espetacular saldo de 23 gols marcados, resultado de seu excelente desempenho no primeiro turno. Isso lhe dá, apesar da diminuição da vantagem, a maior chance de se tornar o campeão do Brasileirão de 2023.
A probabilidade de o Botafogo conquistar o título atualmente é de 29%, dez pontos percentuais a menos do que na rodada anterior, quando estava em 39,46%. O Bragantino perdeu fora de casa para o São Paulo por 1 a 0 e suas chances de título caíram de 28% para 26,6%. Já o Palmeiras, ao perder para o Flamengo, viu suas chances diminuírem de 26,6% para 21,9%.
Na briga pelo título, o grande vencedor da rodada foi o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, que, com uma vitória histórica por 4 a 3 fora de casa, viu suas chances de título aumentarem de 2,6% para 15,7%. O uruguaio Luis Suárez marcou três gols em São Januário.
Com a vitória por 3 a 0 no Maracanã sobre o São Paulo, o Flamengo aumentou suas chances de título de 2,7% para 6,1%.
Em colaboração com o economista Bruno Imaizumi, analisamos todas as finalizações registradas pelo Espião Estatístico em 4.124 partidas do Brasileirão desde 2013, que servem como base para medir o desempenho atual das equipes no ataque e na defesa por meio da expectativa de gol (xG), uma métrica amplamente reconhecida internacionalmente. Os dados ajudam a calcular as chances de cada time vencer as partidas restantes, por meio de 10 mil simulações para cada jogo a ser disputado, resultando nos percentuais apresentados no quadro abaixo. A metodologia utilizada é explicada ao final do texto.
Probabilidades de permanência na Série A
As torcidas que acompanham de perto a emocionante disputa do Brasileirão na parte de baixo da tabela também estão empolgadas: o Santos venceu o Goiás fora de casa por 1 a 0 e ultrapassou o Corinthians na classificação e nas chances de permanecer na Série A em 2023: com esse resultado, as chances do Santos subiram de 73% para 92%, um aumento de 19 pontos percentuais, o maior entre os times que estão próximos da zona de rebaixamento para a Série B.
O Corinthians cedeu um empate em casa para o Atlético-MG (1 a 1) e suas chances de permanência na Série A em 2024 ficaram em 87%. Apesar de ter perdido dois pontos percentuais, aos poucos, o Corinthians tem construído uma margem confortável de segurança em relação às outras equipes.
Duas derrotas em casa provocaram as maiores quedas nas chances de permanência na Série A: o Bahia perdeu por 3 a 0 para o Cuiabá, diminuindo sua probabilidade de permanecer na elite do futebol nacional em 16,3 pontos percentuais, de 76% para 59,7%. Já o Goiás, derrotado pelo Santos, teve uma redução de 13,1 pontos percentuais em suas chances de permanecer na Série A em 2024, de 27,5% para 14,4%.
Apesar das derrotas em casa, mesmo com o adiamento da partida entre Cruzeiro e Vasco, em Belo Horizonte, ambos os times viram suas chances de permanecer na Série A aumentarem moderadamente. A situação do Cruzeiro, que nem jogou, é excelente: suas chances de permanência subiram de 73,3% para 77,1%; as chances do Vasco cresceram de 71,4% para 72,9%.
Chances de Libertadores
Na luta por uma vaga na Libertadores 2024, a rodada foi cruel com o Athletico-PR, que teve suas chances de classificação no G-6 do Brasileirão reduzidas de 27% para 12,4% após o empate em casa contra o Fortaleza (1 a 1), a maior queda entre os times que disputam uma das seis vagas na competição continental.
O Flamengo teve a maior alta, com suas chances de G-6 subindo de 87,4% para 95,7% após a vitória sobre o São Paulo, um incremento de 7,9 pontos percentuais. A vitória histórica fora de casa sobre o Botafogo impulsionou o Grêmio, fazendo suas chances de disputar a Libertadores do próximo ano aumentarem de 92,7% para 99,2%, um acréscimo de 6,5 pontos percentuais.
Mesmo com o desempenho irregular na reta final do Brasileirão, o Botafogo ainda é o time com mais chances de ir para a Libertadores, com possibilidade de 99,87%. Bragantino e Palmeiras estão logo atrás.
Confira abaixo as chances de cada clube terminar o Brasileirão entre os quatro e os seis primeiros colocados na classificação final.
Metodologia
As probabilidades estatísticas baseiam-se nos parâmetros do modelo de “Gols Esperados” ou “Expectativa de Gols” (xG), uma métrica amplamente reconhecida na análise de dados e que utiliza as finalizações registradas pelo Espião Estatístico em 4.124 jogos do Brasileirão desde 2013.
As variáveis consideradas no modelo incluem a distância e o ângulo da finalização em relação ao gol, se foi feita cara a cara com o goleiro, se foi feita sem a presença do goleiro, a parte do corpo utilizada para concluir, se a finalização foi feita de primeira, ajeitada ou carregada, e se o chute foi feito com a perna boa ou ruim do jogador, entre outros. Foram também considerados o valor de mercado das equipes em cada temporada, o tempo de jogo, a idade do jogador e a altura do goleiro em jogadas de bola aérea, entre outros fatores, para calcular as chances de cada time terminar o campeonato em cada posição.
O modelo utilizado nas análises segue a distribuição estatística chamada Poisson Bivariada, que calcula as probabilidades de eventos (no caso, os gols de cada equipe) acontecerem dentro de um certo intervalo de tempo (o jogo). Para chegar às previsões sobre as chances de cada time terminar o campeonato em cada posição, foi empregado o método de Monte Carlo, que basicamente se baseia em simulações para gerar resultados. Foram realizadas dez mil simulações para cada jogo ainda não disputado.
Fonte: ge