O juiz Nagib Slaibi Filho, que concedeu ao Vasco o direito de jogar no Maracanã, no domingo, revelou que é torcedor e membro do clube. O magistrado restabeleceu a decisão de primeira instância, que havia sido anulada por um órgão superior.
Em sua decisão, Nagib Slaibi afirmou que não se considera suspeito para julgar o caso, pois sua relação com o clube “limita-se a discussões futebolísticas”, sendo que “quase todas” são com seus “colegas do tribunal e da área jurídica”.
– Sou declaradamente torcedor do futebol, como a grande maioria da população, especialmente do Vasco da Gama, desde a minha infância, e sou sócio do clube, pagando mensalidade, desde quando o Roberto Dinamite assumiu a Presidência do Clube – explicou o juiz em parte da decisão.
Ele também argumentou que:
– Nunca fui diretor ou membro de órgão do clube, sequer participei de ações decorrentes de diferentes correntes políticas. Minha modesta participação se resume a discussões futebolísticas, quase todas com meus colegas do tribunal e da área jurídica. Assim, seguindo julgamentos anteriores, não estou suspeito para julgar este caso.
Nagib Slaibi esclareceu que já tomou decisões contrárias ao Vasco e também a favor do Flamengo:
– Aliás, julguei contra o Vasco da Gama, em um caso que envolvia a validade de cláusulas contratuais de propaganda no estádio, e julguei a favor do Flamengo em um caso relacionado ao pagamento de contribuições destinadas a instituições que nem mesmo eram esportivas.
Entenda o caso
A partida inicialmente estava marcada para São Januário, porém, há uma decisão judicial que proíbe o clube de realizar jogos com torcida no estádio. O Vasco, então, solicitou jogar no Maracanã, mas teve o pedido negado pelo Consórcio formado por Flamengo e Fluminense, sob alegação de prejuízos ao gramado e falta de tempo suficiente para organizar a partida – o Fluminense joga no estádio no sábado às 18h30 e a partida do Vasco está marcada para às 11h.
O Vasco recorreu à Justiça e obteve, em primeira instância, uma liminar concedendo o direito de jogar no Maracanã. No entanto, o Flamengo apelou e conseguiu suspender essa decisão. Por enquanto, o Vasco não pode jogar no local e a partida está mantida em São Januário.
O clube ingressou com um mandado de segurança, sua última opção de recurso, no Órgão Especial. Foi nessa instância que Nagib Filho concedeu ao clube o direito de jogar no Maracanã.
Fonte: Blog Panorama Esportivo – O Globo