Vencedor do Torneio Brasileiro Regional desde 2010, o Time de Judô Rio buscará manter o domínio do evento neste final de semana, nos dias 6 e 7 de abril. Para conseguir esse objetivo, a equipe não dependerá apenas da força dos seus 164 atletas, mas também competirá em casa, na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico. A delegação do Rio de Janeiro será a maior da Região III, seguida por Minas Gerais (147), Bahia (114) e Espírito Santo (102). Leonardo Lara, Diretor Técnico da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro, compartilhou suas expectativas para a competição:
“Mantivemos nossa supremacia no Campeonato Brasileiro Regional e isso é de extrema importância para nós. Com menos vagas disponíveis este ano, pode ser desafiador igualar o número recorde de medalhas, mas temos como meta superar o recorde de medalhas de ouro. Competir em casa aumenta nossa responsabilidade, porém confiamos na preparação dos nossos atletas para mais essa vitória do Judô Rio”.
O recorde de total de medalhas foi estabelecido pelo Time de Judô Rio em 2023, com 156 conquistas, enquanto o recorde de medalhas de ouro foi em 2022, com 56 medalhas. Para superar essas marcas, a equipe atual conta com judocas que representaram o Brasil em competições internacionais desde a última temporada, como Beatriz Comanche (57Kg, Umbra – Club de Regatas Vasco da Gama), medalhista de bronze no Campeonato Mundial Júnior de Odivelas, Giovanna Santos (+78Kg, Clube de Regatas do Flamengo), medalhista de bronze no Grand Prix de Upper de 2023, e Gabriel Falcão (81Kg, Judô Comunitário Instituto Reação), medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Leonardo Lara comentou sobre a formação do Time de Judô Rio:
“O alto nível das agremiações do Rio de Janeiro resulta em competições muito acirradas no nosso Estado, refletindo na qualidade das equipes que enviamos para torneios nacionais. O Torneio de Abertura em março, que selecionou os participantes desta edição do Brasileiro Regional, teve um nível técnico tão elevado que até atletas da seleção brasileira Sênior não conseguiram a vaga”.
Leonardo Lara também ressaltou a excelência da comissão técnica do Time de Judô Rio para o Brasileiro Regional, composta por:
Sub-13: Arcelio Cruz (Botafogo Judô), Joyce Lima (Impacto Fight School), Luccas Ribeiro (The Union Escola de Artes Marciais) e Derides Rosa (Escola Municipal Noel de Carvalho).
Sub-15: Jorge Rocha (Associação Budokan Judo Karate Clube), Carolina Pereira (Judô Comunitário Instituto Reação), Fernando Lourenço (Clube de Regatas do Flamengo) e Antônio Moutella (Moutella Judo).
Sub-18: Raphael Hottis (Impacto Fight School), Rafael Barbosa (Instituto Santa Cruz de Esportes), Jomar Carneiro (Botafogo Judô) e Igor Marinho (Premier Judô)
Sub-21: Raquel Silva (Judô Comunitário Instituto Reação), Marcio Clement (Judô Clube Ren-Sei-Kan), Walter Matheus (Clube de Regatas do Flamengo) e Rafael Barbosa (Instituto Santa Cruz de Esportes).
Sênior: Walter Mateus (Clube de Regatas do Flamengo), Yuko Fuji (Judô Comunitário Instituto Reação), André Silva (Judô Comunitário Instituto Reação) e Fabrico Amorelli (Umbra – Club de Regatas Vasco da Gama).
Chefe da delegação: Gabriel Cardozo (Botafogo Judô)

Fonte: FJERJ (texto), Instagram da judoca Beatriz Comanche (foto)